Uso de poços artesianos salinos em modelo produtivo de feijão de corda (Vigna unguiculata L. Walp)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1706

Resumo

RESUMO: No Semiárido brasileiro, há produtores que não tem acesso à água durante todo o ano, principalmente produtor com pequenas áreas ficam a mercê de políticas públicas ou programas de seguridade social (defesa civil) que possam intervir na falta de abastecimento de água. Na busca do equilíbrio entre as necessidades do ser humano e o meio ambiente surgem os termos sustentáveis e sustentabilidade com suas complexas dinâmicas de interação. Uma das tecnologias utilizadas para sanar o problema é a perfuração de poços artesianos, que em sua maioria possui água salina. Trabalhos realizados com técnicas de gotejamento e feijão de corda (caupi), cultivo resistente a condições de água salina, auxiliarão as políticas a promover melhoria no bem-estar dos territórios rurais. O estudo parte da pesquisa documental e revisão bibliográfica. O desenvolvimento da pesquisa documental segue os mesmos passos da pesquisa bibliográfica. As informações levantadas buscam abordar a problemática da seca e/ou estiagem nessa região como objeto de estudo as intervenções tecnológicas. Este artigo apresenta um roteiro desenvolvido para auxiliar pesquisadores direcionando-os a resolução do problema apontado fundamentos para possíveis futuras pesquisas de ação.

PALAVRAS-CHAVE: semiárido, desenvolvimento local, tecnologia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Paulo Silvério da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Especialista em Produção Animal e Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Zootecnista pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Conceição Maria Dias de Lima, Universidade Estadual de Alagoas

Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Profa. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura - PRODIC/UNEAL.

Downloads

Publicado

2021-02-02

Como Citar

Silva, J. P. S. da, & Lima, C. M. D. de. (2021). Uso de poços artesianos salinos em modelo produtivo de feijão de corda (Vigna unguiculata L. Walp). Diversitas Journal, 6(1), 1807–1817. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1706

Edição

Seção

Dossiê Temático - Produção Animal e Desenvolvimento Rural: diversas abordagens

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>