Estudo do processo de biorremediação em solos impactados por derramamento de petróleo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1685

Resumo

RESUMO: Devido ao derramamento de óleo no mar, que tem acontecido em diferentes cenários mundiais, as pesquisas têm-se voltado para processos de remediação que visam a degradação desse resíduo altamente tóxico e prejudicial para o meio ambiente. Os hidrocarbonetos, principais contaminantes, possuem características específicas e necessitam de tratamento adequado para serem descartados. O processo de biorremediação consiste no emprego de microrganismos para decompor contaminantes de interesse. O referente trabalho realizou uma revisão bibliográfica, a partir do levantamento de publicações sobre o tema e avaliou os diferentes métodos de remediação. As considerações finais após as análises realizadas, apontaram a biorremediação como melhor processo por se tratar de um método que não gera impactos negativos ao meio ambiente após sua aplicação e, por ser uma opção de tratamento viável, de baixo custo e que pode ser implantado em campo ou em sistemas fechados.

PALAVRAS-CHAVE: Biorremedição; Resíduos industriais; Meio ambiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amanda da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Estudante; Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Maceió, Alagoas; Brasil.

Tertuliano Ferreira Moreno, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Engenharia Química; Universidade Federal de Alagoas - UFAL , Centro de Tecnologia – CTEC, Maceió, Alagoas; Brasil.

Leon Carvalho Vieira Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Engenharia Química; Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Centro de Tecnologia – CTEC, Maceió, Alagoas; Brasil.

Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Professor; Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Centro de Tecnologia - CTEC, Maceió, Alagoas; Brasil.

Dayana de Gusmão Coêlho, Universidade Federal de Alagoas

Professora; Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Centro de Tecnologia - CTEC, Maceió, Alagoas; Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-30

Como Citar

Santos, A. da S., Moreno, T. F., Cavalcante, L. C. V., Amorim, E. L. C. de, & Coêlho, D. de G. (2021). Estudo do processo de biorremediação em solos impactados por derramamento de petróleo. Diversitas Journal, 6(1), 823–835. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1685