A educação ambiental a partir das práticas interdisciplinares: Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari, Nova Palma/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1620

Resumo

RESUMO: Compreender o papel que a educação escolar exerce na sociedade contemporânea, a partir de suas práticas e ações pedagógicas, é de extrema importância. Os projetos e atividades educativas desenvolvidos no ambiente escolar auxiliam na formação de cidadãos com consciência crítica. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva compreender a importância dos projetos interdisciplinares de educação ambiental desenvolvidos por uma escola do campo de Ensino Fundamental - Escola Estadual Dom Érico Ferrari, localizada no município de Nova Palma/RS, abarcando os projetos “horta na escola” e “o mel e as suas utilidades”, desenvolvidos, respectivamente, com alunos do 9º ano e 1º ao 4º ano. A metodologia está baseada em uma abordagem qualitativa, realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo, além da aplicação de entrevistas aos sujeitos envolvidos nos projetos. Como resultado, observa-se que os projetos apresentados foram efetivos, contemplando a educação ambiental em suas práticas em distintos contextos e espaços entre os quais, a escola e a comunidade escolar. Destaca-se a importância dos projetos frente aos debates socioambientais e as reflexões críticas desenvolvidas entre as diferentes disciplinas do currículo escolar, motivando a troca de saberes, uma vez que trabalha com questões voltadas a realidade de vivência dos educandos.

PALAVRAS-CHAVE: Comunidade escolar, projetos Interdisciplinares, oficinas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Helena Maria Beling, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui Graduação em Geografia Licenciatura (2014) e Mestrado em Geografia (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) pela mesma instituição. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET) desde o ano de 2012. Tem experiência e atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando, principalmente, nos temas da Geografia Agrária, Educação do Campo e Educação Ambiental.

Janete Webler Cancelier, Professora formadora UAB/CAPES da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-doutoranda em Geografia (PPGGeo/UFSM).

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Especialização em Docência para o Ensino Superior em Geografia pela UNOCHAPECÓ (2005). Graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003), graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2007), Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, meio ambiente, agricultura familiar, geografia agrária e educação do campo.

Michele Hennig Vestena, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Atualmente cursa Mestrado em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora do Laboratório de Geoecologia e Educação Ambiental (LAGED) e participante do Grupo de Pesquisa Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da Água (PANGEA/UFSM). Tem interesse nas áreas de pesquisa em: Geoconservação; geoturismo; geoparques e Educação Ambiental .

Josiane Oliveira de Campos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Técnica em Meio Ambiente pelo Colégio Politécnico da UFSM (2019) e Graduanda em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é educadora no programa de extensão "Pré-Universitário Popular Alternativa" da UFSM, pesquisadora de Iniciação Cientifica do Laboratório de Geoecologia e Educação Ambiental (LAGED) e participante do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão de Águas (PANGEA). Tem interesse nas áreas de Ensino de Geografia, Patrimônio Geológico e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Beling, H. M., Cancelier, J. W., Vestena, M. H., & Campos, J. O. de. (2021). A educação ambiental a partir das práticas interdisciplinares: Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari, Nova Palma/RS. Diversitas Journal, 6(1), 1265–1290. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1620

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)