Jogos digitais: uma proposta para o ensino da matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1598

Resumo

RESUMO: A matemática é uma das disciplinas que os alunos apresentam maior dificuldade. Por este motivo o professor precisa buscar novos recursos metodológicos a fim de incentivar os alunos a aprender matemática e tornando-a mais fácil de aprender. Os Jogos Digitais são uma das alternativas para isso ser alcançado. Portanto o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir algumas propostas de Jogos Digitais que podem ser utilizados em aulas de matemática, a fim de tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes, colaborando assim, no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Além disso este artigo busca explorar como os Jogos Digitais podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matemática, quais as contribuições que estes podem trazer e de que maneiras é possível explorá-los para que o ensino-aprendizagem da matemática ocorra.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática. Tecnologias na Educação. Aprendizagem com Jogos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janaina Fernanda Marcolin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda: Programa de Pós Graduação em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Av. Brasil, 4232 - CEP 85884-000 – Medianeira - PR – Brasil.

Francisco Pereira Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Departamento Acadêmico de Computação - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Av. Alberto Carazzai, 1.640 - CEP 86300-000 - Cornélio Procópio - PR – Brasil.

André Sandmann, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor de Magistério Superior, Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Av. Brasil, 4232 - CEP 85884-000 – Medianeira - PR – Brasil.

Leandro Lima Aquino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Estudante de Engenharia de Alimentos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Av. Brasil, 4232 - CEP 85884-000 - Medianeira - PR - Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Marcolin, J. F., Pereira Junior, F., Sandmann, A., & Aquino, L. L. (2021). Jogos digitais: uma proposta para o ensino da matemática. Diversitas Journal, 6(1), 1564–1581. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1598