Eficiência dos visitantes florais na polinização da Anonna squamosa L.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1573

Resumo

RESUMO: Annonaceae apresenta grande destaque no mundo, com alto potencial na produção de frutos para fins comerciais. A polinização é um serviço ambiental de extrema importância, tanto para os ecossistemas quanto para a agricultura, essencial para o aumento no pegamento dos frutos. Com o presente estudo objetivou-se avaliar a riqueza, comportamento e a eficiência dos polinizadores da pinha, no município de Belém – Alagoas. Foram realizadas 11 visitas na área de estudo, totalizando 40h de esforço amostral, para a observação de visitantes florais nos períodos matutinos e noturnos. Para avaliar a formação de frutos, foram realizados os tratamentos de eficiência de polinizador, autopolinização manual (geitonogamia), polinização cruzada (manual) além da polinização natural (controle). Foram observadas três espécies de coleópteros visitando as flores de Annona squamosa L. Apenas 0,5% das flores da polinização natural (controle) formaram frutos, já na avaliação da eficiência dos polinizadores, ocorreu conversão de 45% das flores em frutos. Na geitonogamia e polinização cruzada formaram 76% e 96% dos frutos, respectivamente. Dos animais que foram observados interagindo com as flores da Annona squamosa no município, apenas os besouros se comportaram como polinizadores, pois contataram as estruturas reprodutivas das flores. O desaparecimento dos polinizadores dos cultivos da Annona squamosa, afeta diretamente a formação dos frutos, sendo a cultura dependente deste serviço. A utilização de agroquímicos e a ausência da vegetação nativa são a causa na ausência dos polinizadores da Annona squamosa.

PALAVRAS-CHAVE: Pinha, polinização, agricultura familiar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleyton Tenório Barros, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL/Campus III, Palmeira dos Índios - AL (2018). Especialização em Ecologia e Conservação da Natureza - UNEAL. Atualmente, Pós-graduando (Stricto Sensu) do curso de Produção Agrícola (Mestrado Acadêmico) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Interessado nas seguintes linhas de pesquisa: Polinização agrícola; Ecologia e Conservação da Natureza; Interação Planta-animal; Meio Ambiente; Educação Ambiental; Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Natan Messias Almeida, Universidade Estadual de Alagoas

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL/Campus III.

Downloads

Publicado

2021-01-24

Como Citar

Barros, C. T. ., & Almeida, N. M. (2021). Eficiência dos visitantes florais na polinização da Anonna squamosa L. Diversitas Journal, 6(1), 99–113. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1573