Produção de portfólio digital como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1478

Resumo

RESUMO: Em decorrência da pandemia vivenciada no mundo e no Brasil no ano de 2020, fez-se necessário uma inovação no processo de ensino e aprendizagem para que o seu andamento não fosse prejudicado. A partir disso, instituições de ensino superior desenvolveram o processo de Monitoria remota no período de distanciamento social para continuação da rotina acadêmica, a fim de ser mais um instrumento na assistência direta aos discentes. O presente trabalho objetiva relatar o processo de criação de um portfólio digital como ferramenta de atuação pedagógica no período da monitoria remota vivenciada. Esse processo criativo foi incitado e norteado por pensamentos e estudos do Educador Paulo Freire e o Geógrafo Yi-Fu Tuan, sendo criada a contextualização das fotografias do material como forma de estimular o sentimento de pertencimento, explicado pelo Geógrafo, e a troca mútua de conhecimento, além de feedbacks entre alunos beneficiados pela Monitoria e aluno monitor, durante o período de construção de material, visando assim, seguir o conceito de processo educativo estabelecido por Freire. Verificou-se durante o desenvolvimento da monitoria remota e da construção do conteúdo concomitantemente a essa atividade, a carência na participação dos alunos no momento da monitoria; tal fato reincide no contexto geral da monitoria, com maior participação dos discentes apenas em momentos que antecedem as verificações de aprendizagem, a evolução tecnológica tem proporcionado amplitude no processo educacional. Contudo, o perfil discente continua o mesmo, seja presencial ou remotamente. Enfatiza-se a necessidade de novas pesquisas, a fim de traçar o perfil dos discentes desta nova geração, “geração polegar”, quanto ao nível de compromisso com sua formação acadêmica embasado no conhecimento das diretrizes educacionais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde, Inovação, Tecnologias.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Júlia Pereira de Moura Ferreira, Faculdade Cesmac do Sertão

Graduando pelo curso Bacharelado em Enfermagem, atualmente no 8° semestre na Faculdade Cesmac do Sertão; Diretor de ensino e membro fundador da Liga Acadêmica de Anatomia Clínica ; Monitor Voluntário de Saúde da Criança e do Adolescente II na categoria de monitorização remota; Projeto Voluntário de extensão remota MQF( Mãos Que Falam ); Intérprete voluntário Inglês/Português pelo Freeland Brazil Team (2016-2019) ; Representante do curso de enfermagem em 2019 na CPA ( Comissão Própria de Avaliação) ; Fascinado por Feridologia, urgência e emergência , ciência e tecnologia.

Larissa Gabriella da Silva Ferreira, Faculdade Cesmac do Sertão

Graduanda pelo curso Bacharelado de Enfermagem, atualmente cursando o 7º semestre. Ligante na Liga Acadêmica de Enfermagem Saúde e Obstétrica (LASMEO). Monitor Voluntário da Matéria de Bases Científicas II, na categoria & quot; Monitoramento Remoto & quot ;. Fascinado por obstetrícia e ciência e tecnologia.

Hélder Delano Barboza de Farias, Faculdade Cesmac do Sertão

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Atualmente atua como professor Titular I na Faculdade Cesmac do Sertão, nas disciplinas Semiologia Aplicada à Enfermagem I e II e Práticas Integrativas em Sáude II e IV. Mestrando em Análise de Sistemas Ambientais pelo Centro Universitário Cesmac.

Jaqueline Maria da Silva, Faculdade Cesmac do Sertão

Pós-doc em Química e Biotecnologia pelo Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (2017) e em Química e Nanotecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Doutora em Biotecnologia do Programa Rede Nordeste - RENORBIO pela Universidade Estadual do Ceará ? Ponto Focal / UFAL (2013). Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido / UFERSA ? RN (2010). Com graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Atualmente é Professora Titular III do Curso de Enfermagem, ministrando as disciplinas: Bcmol, Bases Científicas I, Seminário de Pesquisa I e Seminário de Pesquisa II; Lider do Grupo de Pesquisa Biotecnologia e Tecnologia Aplicada à Saúde; Coordenadora da Liga Acadêmica de Educação e Saúde (LAES) e Membro da Comissão de Biossegurança da Faculdade CESMAC do Sertão.

Downloads

Publicado

2021-01-28

Como Citar

Almeida, E. I. A. de, Ferreira, J. P. de M., Ferreira, L. G. da S., Farias, H. D. B. de, & Silva, J. M. da. (2021). Produção de portfólio digital como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem . Diversitas Journal, 6(1), 732–745. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1478

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)