O uso das tecnologias auxiliadoras à saúde: desafios e benefícios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1472

Resumo

RESUMO: No âmbito da saúde, o uso de tecnologias constitui-se em processos concretizados que são derivadas de pesquisa para o desenvolvimento de um conjunto de atividades, que possui como finalidade gerar conhecimentos e aplicar nos processos transformando a utilização empírica em uma abordagem científica. Nesta perspectiva, as tecnologias então, possui um conjunto de aparatos com o objetivo de promover a saúde, prevenir e tratar as doenças e reabilitar as pessoas incorporadas ao cuidado. O presente estudo tem por objetivo descrever os desafios e benefícios das tecnologias auxiliadora aplicada na assistência à saúde, a partir do contexto, bem como discutir a aplicabilidade das tecnologias no cuidado sob a perspectiva que busca contribuir para o conceito de assistência segura na cultura dos profissionais de saúde, fortalecendo a qualidade da assistência. Além disso, servirá como estímulo para o desenvolvimento de futuros estudos sobre o tema. Inicialmente, procedeu-se a busca aleatória de artigos científicos e livros por meio de busca eletrônica. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão de literatura, com abordagem qualitativa, de discentes do Curso de Enfermagem, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, no período de junho a agosto de 2020, que selecionou vinte e cinco publicações para compor o estudo, das quais abordam as os desafios e benefícios no qual aludem o uso da tecnologia na assistência ao cuidado em saúde e enfermagem de forma ampla, não se evidenciando um foco de aplicação. Essas publicações definem conceitos e explicitam os tipos de tecnologias mais utilizados. Assim, a discussão em torno das tecnologias de cuidado se faz relevante na busca pela obtenção de melhores resultados quando gerencia o cuidado com o recurso tecnológico que mais contribuiu para o benefício do paciente. Com  isso é necessário efetivar a utilização das tecnologias em saúde adequada para cada estação do cuidado, reduzindo as deficiências encontradas e despertando o interesse para as tecnologias eficazes e com maior número de benefícios às quais se mostram essenciais para a plena recuperação da clientela.

PALAVRAS CHAVES: Tecnologias; Ensino; saúde; benefícios.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pauliana Santos de Farias, Faculdade CESMAC do sertão

Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Alagoas Campus Santana do Ipanema (2016). Acadêmica de Enfermagem pelo CESMAC do Sertão, cursando o 9° período; Primeira secretaria e membro fundador da A Liga Acadêmica Em Saúde da Mulher e Enfermagem Obstétrica - LASMEO da Faculdade CESMAC do Sertão (2019). Membro do projeto de extensão comunitária Voluntária FORTALECIMENTO DA SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR SARS-COV-2 (2020). Membro do projeto de pesquisa A PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA A MULHER DURANTE O CICLO GRAVÍDICO PUERPERAL EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE NO ESTADO DE ALAGOAS (2020).

Ana Karla Rodrigues Lourenço, Faculdade CESMAC do sertão

Técnica em Segurança do Trabalho; Acadêmica de Enfermagem pela a Faculdade Cesmac do Sertão, cursando o 9° período (2016.2); Diretora de Produção científica e membro fundador da Liga Acadêmica Em Saúde da Mulher e Enfermagem Obstétrica- LASMEO da Faculdade CESMAC do Sertão (2019); Membro da LIGA ACADÊMICA DE TERAPIA INTENSIVA DE ARAPIRACA - LATIAR Vinculada a Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Participante do grupo de Biotecnologia e Tecnologia aplicada à Saúde da Faculdade CESMAC do SERTÃO; Membro do projeto de extensão comunitária Voluntária FORTALECIMENTO DA SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR SARS-COV-2 (2020); Monitora Remota Voluntária da disciplina Semiologia Aplicada á Enfermagem II (2020).

Alessandra Nascimento Pontes, Faculdade CESMAC do sertão

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Pós-graduação em Urgência e Emergência em Enfermagem (UNCISAL), Docência do Ensino Superior (CESMAC) e especialização em Educação Profissional na Área de Saúde:enfermagem – (Escola Nacional de Saúde Publica Sérgio Arouca (ENSP/ FIOCRUZ ), Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento no Curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Alagoas (MCC/UFAL), Programa de Residencia em Saúde com ênfase no SUS (Sírio Libanês), atualmente Doutoranda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie -Disturbios do Desenvolvimento. Atualmente desempenha suas atividades na áreaAcadêmicas no Centro Universitário CESMAC tanto na Gesão como na Graduação em Enfermagem, atividades na área educacional e Assistencial com uma maior ênfase a aos paciente em estado críticos, Suporte de Urgência e Emergência , Enfermagem Médico - Cirúrgica e Tecnologia e Inovação na saúde e na educação. Esta com a Startup RisK Life, Haviso e Touch Brasil. Desenvolve um forte interesse no estudo de métodos e técnicas em saúde e a utilização da tecnologia e dos avanços para a qualidade da saúde, Área de interesses Saúde, Educação, Tecnologia,Comunicação, empreendedorismos, distúrbios do desenvolvimento, startup Inovação.

Mozart de Melo Alves Junior, Faculdade CESMAC do sertão

Doutorando em Engenharia da Computação pela UPE(2019), Mestre em Modelagem Computacional de conhecimento - UFAL (2010), possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2002). É professor titular e coordenador do núcleo de Robótica do Centro Universitário CESMAC sócio / gerente - KMF Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atua principalmente nos seguintes temas: Robótica, Análise e Projeto de Sistemas, Desenvolvimento tecnologia, Sistemas Multimídia e Informática Educativa, Objetos de Aprendizagem, Tv Digital, games, webdesign e Aplicativo Mobile.

Silva, J.M., Faculdade CESMAC do sertão

Pós-doc em Química e Biotecnologia pelo Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (2017) e em Química e Nanotecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Doutora em Biotecnologia do Programa Rede Nordeste - RENORBIO pela Universidade Estadual do Ceará ? Ponto Focal / UFAL (2013). Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido / UFERSA ? RN (2010). Com graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Atualmente é Professora Titular III do Curso de Enfermagem, ministrando as disciplinas: Bcmol, Bases Científicas I, Seminário de Pesquisa I e Seminário de Pesquisa II; Lider do Grupo de Pesquisa Biotecnologia e Tecnologia Aplicada à Saúde; Coordenadora da Liga Acadêmica de Educação e Saúde (LAES) e Membro da Comissão de Biossegurança da Faculdade CESMAC do Sertão.

Downloads

Publicado

2021-01-28

Como Citar

Barros, E. N. L. de, Farias, P. S. de, Lourenço, A. K. R., Pontes, A. N., Alves Junior, M. de M., & Silva, J. M. da. (2021). O uso das tecnologias auxiliadoras à saúde: desafios e benefícios. Diversitas Journal, 6(1), 698–712. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1472

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)