Recomendações Teóricas de um Jogo Matemático Desenvolvido a Partir do Conceito Intuitivo de um Terno Pitagórico

Autores

  • Edel Guilherme Silva Pontes Universidade Estadual de Alagoas
  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas - IFAL http://orcid.org/0000-0002-9782-8458
  • Luciano Martins da Silva Universidad San Carlos
  • Robespierre Cocker Gomes da Silva Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás
  • Janaina Rodrigues de Miranda Universidade Federal de Alagoas
  • Janaine Ferreira dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1279

Resumo

RESUMO: A matemática no ensino fundamental ocasiona todo um alicerce de conhecimentos que o educando necessitará para ampliar contextos mais abstratos, estabelecendo competências e habilidades necessárias para raciocinar e pensar matematicamente. Os jogos matemáticos têm sido uma ferramenta imprescindível para minimizar essas distorções entre a teoria e a prática no aprendizado de matemática. Este estudo, realizado em 2019, objetivou apresentar um jogo de memória formado por ternos Pitagóricos, pertencente a um kit de jogos matemáticos produzidos pelo grupo de pesquisa GALC – Geometria, Álgebra, Combinatória e Lógica. Metodologicamente, a proposta visa propor esse jogo como uma alternativa na prática educativa no processo ensino e aprendizagem de matemática na educação básica.  A utilização de novas metodologias para o ato de aprender e ensinar matemática tem fortalecido a criatividade do aluno na educação básica, estimulando professores a realinhar toda sua prática pedagógica em prol de um ensino de matemática mais motivador e atual.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem de matemática. Jogo matemático. Terno Pitagórico. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Intituto Federal de Alagoas (CONSUP) . É professor (visitante) do curso de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e do cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Matemática e Psicometria.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Pontes, E. G. S., Pontes, E. A. S., Silva, L. M. da, Silva, R. C. G. da, Miranda, J. R. de ., & Santos, J. F. dos . (2020). Recomendações Teóricas de um Jogo Matemático Desenvolvido a Partir do Conceito Intuitivo de um Terno Pitagórico . Diversitas Journal, 5(4), 3169–3179. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1279