Panorama das bibliotecas escolares/salas de leitura nas escolas da 1ª Gere da capital alagoana

Autores

  • Jacqueline Praxedes de Almeida Universidade Federal de Alagoas
  • Alex Rodrigues Marques dos Santos UFAL
  • Maria José de Lima Anselmo UFAL
  • Juliano Pereira Vilas Boas UFAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1145

Resumo

RESUMO: Estimular o hábito da leitura é uma responsabilidade de todos os profissionais da educação, sendo as Bibliotecas Escolares/Salas de Leitura essenciais para a efetivação dessa ação. Esses ambientes possuem um papel que vai além do emprestar e cobrar livros, pois devem estimular, coordenar e organizar, através de seus profissionais, ações educativas, recreativas e socializadoras, bem como voltadas a pesquisa. Diante da importância desses ambientes para o processo de ensino-aprendizagem, o presente trabalho traça um panorama, com base nos parâmetros legais vigentes, de Bibliotecas Escolares/Salas de Leitura de 5 escolas estaduais da 1ª Gerência de Ensino (Gere). A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou o questionário como instrumento de recolha de dados. A investigação demonstrou, entre outros resultados que nas escolas pesquisadas só há Salas de Leitura, que há carência de profissionais com qualificação para atuar nesses espaços e que o acervo não é organizado, atualizado e nem variado, predominando livros didáticos em suas prateleiras.

PALAVRAS-CHAVE: Ambiente escolar, Leitura, Ensino-aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jacqueline Praxedes de Almeida, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade de Évora (2014) reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Educação pela Universidade de Évora (2007) reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Curso conceito 5 na CAPES), Especialização em Psicopedagogia no Cotidiano Escolar pela Unigranrio (1997) e graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (1995). Atuou como professora do Ensino Fundamental e Médio na rede pública e privada de educação básica de Alagoas. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente (didática do ensino de Geografia e do ensino superior), Ensino-Aprendizagem e na Área Ambiental.

Alex Rodrigues Marques dos Santos, UFAL

Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Maria José de Lima Anselmo , UFAL

Graduanda do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Juliano Pereira Vilas Boas , UFAL

Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Almeida, J. P. de, Santos, A. R. M. dos, Anselmo , M. J. de L., & Boas , J. P. V. (2020). Panorama das bibliotecas escolares/salas de leitura nas escolas da 1ª Gere da capital alagoana . Diversitas Journal, 5(2), 1234–1252. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1145