Caracterização da conservação refrigerada do umbu (Spondias Tuberosa Arruda Câmara) sob atmosfera modificada

Autores

  • Neilson Silva Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • José Crisólogo de Sales Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Cleyton de Almeida Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Kelson Felix de Lima Universidade Estadual de Alagoas
  • Felipe Gabriel Alves da Silva Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-931

Resumo

RESUMO: O umbu é um dos frutos de maior importância para a caatinga, visto seu grande potencial de produção frente às condições impostas e grande potencial de aproveitamento, mas, no entanto, é um fruto muito perecível pós-colheita, carece de estudos sobre sua conservação. Os diferentes níveis e estados pós colheita tem diferenças que poderão ser controlados e atenuado em sua rápida perda de acidez e valor econômico. Com a perspectiva de promover a ampliação da oferta de umbu e redução de perdas decorrente do rápido avanço do amadurecimento após a colheita, com o presente estudo objetivou-se avaliar, por meio de características associadas a qualidade, conservação pós-colheita de umbus colhidos em diferentes estádios de maturação sob atmosfera modificada. Foi utilizado para o estudo o delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco tratamentos três repetições (cinco estádios de maturação diferentes), cada tratamento contou com 25 frutos. De cada estádio, tomaram-se ao acaso três frutos para a caracterização física e química, analisadas no início do experimento, após 7, 14 e 21 dias de armazenamento. As características físicas em relação aos frutos foram: peso, o pH, e açúcar solúveis expressos em ºBRIX. Também foram observadas as temperaturas das bandejas e do interior da geladeira e umidade no interior da geladeira. Os dados oram submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade utilizando-se o programa estatístico SISVAR(FERREIRA,2011). Verificou-se efeito não significativo em relação ao pH, entre os cincos estádios de maturação. Os frutos com o maior valor de pH foram os de apresentam uma coloração com predominância do amarelo, e o com o menor valor foram os frutos totalmente verdes. Os valores variaram entre 3,08 e 2,72Os sólidos solúveis foram mais baixos em umbus do estádio verde, e o maior valor foi encontrado nos frutos de cor totalmente amarela. Os valores de pH do umbu permanecem estáveis entre os estádios de maturação, sendo que o maior valor é encontrado quando o fruto está com sua casca com a predominância do amarelo. 2.Existe pouca variação nos sólidos solúveis.

PALAVRAS-CHAVE: Brix, pH, acidez, frutas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Crisólogo de Sales Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (1987), mestrado em Master Science Agrariarum - Georg August Universität Göttingen, Alemanha (1999) doutorado em Ciências, Instituto de Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (2011), Pós-doutorado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA / USP (2016). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Alagoas, Editor Chefe da revista científica Diversitas Journal, Líder do grupo de pesquisa Caatinga Uneal/CNPq. Tem experiência nas áreas de Zootecnia com ênfase em Plantas Forrageiras Nativas do Semiárido ou adaptadas, Tecnologia de Alimentos e planejamento rural. Foi Coordenador do Projeto Horta de Educação Alternativa (Marechal Deodoro 1991-1994); coordenador do curso de Zootecnia Uneal (2008-2009), Diretor do Campus II, Uneal, Santana do Ipanema (2009-2013); Presidente do Instituto Naturagro (2006-2010); Coordenador do Projeto Enccult / Uneal, desde 2010; Foi professor dos cursos de Veterinária do Cesmac (2003-2010), Professor do curso de Agronomia Ufal (2000-2001). Tem livros publicados nas áreas de zootecnia, bibliografias.

Cleyton de Almeida Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL (2017). Zootecnista pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2018). Mestrando em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2018). Atualmente venho desempenhado trabalhos acadêmicos nas áreas de análises de alimentos para animais, avaliação de produtos de origem animal (carne e leite) e avaliação de forrageiras do Semiárido e adaptadas, caatinga. Tem experiências nas áreas de extensão rural, análise de alimentos para animais, avaliação, classificação e tipificação de carcaças, análise físico-química de leite e carne. Atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de animais, bovinocultura de leite, ovinocultura e conservação de forragem.

Kelson Felix de Lima, Universidade Estadual de Alagoas

Acadêmico em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (2016). Atualmente Estagiário Voluntário do Laboratório de Anatomia dos Animais Domesticos - LAAN, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/CAMPUS II). Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal (GEPPA).

Felipe Gabriel Alves da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (2015).

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Santos, N. S., Silva, J. C. de S. ., Araújo, C. de A. ., Lima, K. F. ., & Silva, F. G. A. . (2020). Caracterização da conservação refrigerada do umbu (Spondias Tuberosa Arruda Câmara) sob atmosfera modificada. Diversitas Journal, 5(2), 693–704. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-931

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>