Campo, cidade, escola e profissão: jovens estudantes do curso Técnico em Agropecuária no Ensino Médio Subsequente

Autores

  • Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante UEFS
  • Fábio Dantas de Souza Silva UEFS
  • Luciane Ferreira de Abreu IFBaiano

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.913

Resumo

O artigo discute as concepções de juventude, trabalho e campo de jovens que se inserem na educação profissional após a conclusão do ensino médio regular e como as trajetórias de vida desses sujeitos e a formação para o trabalho no campo influenciam seus projetos de vida, dialogando com aspectos que caracterizam a diversidade da juventude brasileira. Os dados explorados no texto foram obtidos por meio de pesquisa qualitativa que seguiu etapas diferenciadas, tais como: análise de documentos institucionais da escola onde os sujeitos estudam, aplicação de questionários junto aos estudantes, realização de grupos focais com os estudantes e entrevistas individuais com estudantes do curso e com o gestor da instituição educacional. A abordagem sócio-histórica no estudo foi significativa para colaborar na compreensão do cenário dos jovens sujeitos da pesquisa e sua relação com o entorno ao longo do tempo, em interface com o debate conceitual da Educação do Campo. A pesquisa revelou indícios de que a vinculação dos jovens com o território da zona rural é fragilizada, apesar de optarem por um curso predominantemente rural, os estudantes não demonstram muita conexão com o território e suas questões de cunho político e social.

Palavras-chave: Juventude rural, Educação do campo, Trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante, UEFS

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenadora da Equipe de Estudos e Educação Ambiental da UEFS. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UEFS).

Fábio Dantas de Souza Silva, UEFS

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia.  Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. 

Luciane Ferreira de Abreu, IFBaiano

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.  

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Cavalcante, L. O. H., Silva, F. D. de S. ., & Abreu, L. F. de . (2019). Campo, cidade, escola e profissão: jovens estudantes do curso Técnico em Agropecuária no Ensino Médio Subsequente. Diversitas Journal, 4(3), 893–913. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.913