O nível de estresse do professor da disciplina de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Sandra Sueli Falcão Carvalho 155

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.912

Resumo

Esta pesquisa aborda sobre o nível de estresse do professor da disciplina da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de uma abordagem psicanalítica, e tem como fundamento olhar a interface entre a Educação e Psicanálise, especificamente os condicionantes dos níveis de estresse: ansiedade e angústia. Tem como objetivo identificar enquanto indicativos do nível de estresse, que serão analisados a luz da psicanálise, principalmente a partir de alguns dispositivos como, transferência, desejo e vínculo, que se fizeram necessários no caminho dessa investigação, tendo como referências básicas Freud, Lacan e outros. A pesquisa é qualitativa e exploratória. A metodologia abrange uma revisão da literatura e aplicação de questionários semiestruturados para professores e alunos. Os resultados mostram que as melhorias relacionadas a esse problema, podem ser adquiridas por meio da junção do trabalho da Psicanálise com a Educação, pois desta forma haverá indicação de meios para solucionar o problema dos docentes envolvidos.

 

Palavras-chave: Educação. Ensino-Aprendizagem. Matemática. Psicanálise. Estresse.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Carvalho, S. S. F. (2019). O nível de estresse do professor da disciplina de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental . Diversitas Journal, 4(3), 1004–1015. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.912