Pesquisa-Ação: uma análise perspectiva perante a educação ambiental como instrumento

Autores

  • Márcia Telma Lima Santos
  • Itamara Thune Conceição Costa
  • janilo Italo Melo Dantas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-736

Resumo

Atualmente a pesquisa ação tem sido um dos métodos mais utilizados em trabalhos investigativos educacionais. A utilização da mesma como fonte pesquisadora, tem trazido várias contribuições para a solução de determinados problemas enfrentados no processo de ensino aprendizagem. Outro fator importante indicado como contribuinte no âmbito educacional, é a “educação ambiental”. Esta, têm desempenhado um papel importante perante soluções de problemas ambientais, uma vez que tem contribuído para formação de indivíduos conscientes, para lidar com responsabilidades sociais. Perante este contexto, unir estes dois métodos como fonte pesquisadora no ensino e aprendizagem pode tornar-se fundamental. Diante disso, este estudo foi desenvolvido com o intuito de realizar uma intervenção educativa ambiental como instrumento de pesquisa ação, identificando e comparando perspectivas estudantis, antes e após a realização. O estudo foi desenvolvido em uma turma de ensino fundamental, em uma escola da rede pública municipal do município de Santana do Ipanema-AL. Foram aplicados questionários antes e após a realização da intervenção a respeito da educação ambiental, com o intuito de comparar as perspectivas estudantis antes e após a realização deste método. A intervenção contou com aulas teóricas, discussões, e algumas práticas educativas referente a educação ambiental, como fonte de diagnóstico para solucionar o problema identificado. Como resultados, a intervenção possibilitou um incremento fundamental no conhecimento dos estudantes após a realização da intervenção quanto a educação ambiental, ficando evidente que a pesquisa ação e a educação ambiental, podem ser importantes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, devendo passarem a ser aderidas no âmbito educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, L.A.; BENACHIO, M.V. As contribuições da educação ambiental para a construção de cidades saudáveis. Enciclopédia Biosfera, centro científico conhecer - Goiânia, vol.7, N.12; 2011.

ENGEL, G. I. Pesquisa-ação. Educar, Curitiba, n. 16, p. 181-191. 2000. Editora da UFPR.

GRZEBIELUKA, D.; KUBIAK, I.; SCHILLER, A.M. Educação ambiental: a importância deste debate na educação infantil. Revista Monografias Ambientais - REMOA v.13, n.5, dez. 2014, p.3881-3906.

JACOBI, P.R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005.

JOSLIN, E.B.; ROMA, A.C. A importância da educação ambiental na formação do pedagogo: construção de consciência ambiental e cidadania. Revista Ciência Contemporânea, v. 2, n.1, p. 95 – 110, - jun./dez. 2017.

MEDEIROS, A.B.D.; MENDONÇA, M.J.D.S.L.; SOUSA, G.L.D; OLIVEIRA, I.P.D. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

Santos, M. T. L., Costa, I. T. C., & Dantas, janilo I. M. (2020). Pesquisa-Ação: uma análise perspectiva perante a educação ambiental como instrumento. Diversitas Journal, 5(3), 2199–2205. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-736

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)