Análise da viabilidade econômica de implantação do ecoturismo de base comunitária em unidades de conservação em Murici (AL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1734

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar a viabilidade econômica da implantação de uma trilha ecoturística interpretativa no município de Murici (AL). Para elaboração da trilha foi utilizado o método de Indicadores de Atratividade de Pontos Interpretativos (IAPI), sendo aplicado um questionário estruturado junto aos moradores da comunidade, em 2017. Para a análise da viabilidade foram levantados os principais custos e receitas para a implantação e o funcionamento da trilha. Posteriormente, foi realizada a análise do período de Payback e do Valor Presente Líquido (VPL), a partir dos fluxos de caixa projetados. Os resultados revelaram que os moradores da comunidade de Porto Velho são favoráveis a implantação da trilha interpretativa e se mostraram dispostos a assumirem a gestão. A análise financeira evidenciou a viabilidade do investimento. Desta forma, concluiu-se que há potencial ecoturístico na região e os retornos a serem obtidos no investimento tornam viável a implantação da trilha interpretativa na localidade. 

PALAVRAS-CHAVE: Ecoturismo, Viabilidade Econômica, Mata Atlântica Alagoana.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Pinheiro, P. A., Levino, N. de A., & Lima Filho, W. A. de. (2021). Análise da viabilidade econômica de implantação do ecoturismo de base comunitária em unidades de conservação em Murici (AL). Diversitas Journal, 6(2), 2681–2700. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1734

Edição

Seção

Dossiê Temático - Desenvolvimento e Sustentabilidade