Extensão Rural e Desenvolvimento Local: o projeto Dom Helder Câmara e a ovinocultura do Sertão de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1707

Resumo

RESUMO: Essa pesquisa parte do pressuposto que a Assistência Técnica e a Extensão Rural nos últimos anos tem feito a diferença na vida do agricultor rural familiar, por aproximar esse público dos conhecimentos técnicos, antes desconhecidos, e por proporcionar uma maior facilidade no acesso às políticas públicas existentes. O objetivo principal é diagnosticar os impactos na vida do produtor rural familiar beneficiado com o serviço de Ater dentro da atividade da ovinocultura. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de um simplificado referencial teórico sobre temas que justificam a ação da Ater no Projeto Dom Helder Câmara que está sendo executado no município de Santana do Ipanema, sertão de Alagoas. Embora o projeto ainda esteja em desenvolvimento, dada a prorrogação de sua vigência, é possível afirmar que houve melhoria nas condições de trabalho para os beneficiados com o projeto.

PALAVRAS-CHAVE: Assistência Técnica. Extensão Rural. Ovinocultura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michelle Diogo Guimarães, Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável, EMATER, Alagoas; Universidade Estadual de Alagoas

Extensionista do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável, EMATER, Alagoas. Especialista em Produção Animal e Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Conceição Maria Dias de Lima, Universidade Estadual de Alagoas

Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Profa. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura - PRODIC/UNEAL.

Downloads

Publicado

2021-02-02

Como Citar

Guimarães, M. D., & Lima, C. M. D. de. (2021). Extensão Rural e Desenvolvimento Local: o projeto Dom Helder Câmara e a ovinocultura do Sertão de Alagoas. Diversitas Journal, 6(1), 1818–1827. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1707

Edição

Seção

Dossiê Temático - Produção Animal e Desenvolvimento Rural: diversas abordagens

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>