A pessoa idosa na Educaçãode Jovens e Adultos: um mapeamento da produção acadêmica em periódicos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1439

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado sobre a produção de artigos em Periódicos Qualis, destacando objetos de análise e autores recorrentes do campo do idoso na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil. Baseia-se em dados de uma investigação que teve um recorte temporal de 2008a 2018 e partiu da seguinte problematização: O que vem sendo produzido e desenvolvido nos periódicos Qualis (A1 a B2) sobre os idosos na EJA? Para responder a essa indagação, optamos por uma abordagem quanti-qualitativa, com o foco no levantamento bibliográfico. A escolha do período mencionado deu-se considerando a possibilidade de após cinco anos da criação e da instituição do Estatuto do Idoso- Lei 10.741de 2003 -, que mencionamos seus artigos 3º, 20º, 21º e 25º a educação, de um modo geral para esse segmento, mesmo sem referência, a EJA, a modalidade responsável pela educação de jovens, adultos e idosos, no contexto da Educação Básica. O estudo apontou que no período estudado há uma carência enorme no número de produções científicas que retratam o idoso na EJA, tendo em vista que as políticas públicas de educação para o idoso apresentam-se de forma, ainda, precária no Brasil, e, principalmente, quando se articula a EJA. Essa carência transparece de forma contundente e pouco discutida, mesmo com o avanço do aparato jurídico.

PALAVRAS-CHAVE: EJA, Idoso, Periódicos Qualis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora do Curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação - CEDU-UFAL.

Paulo Manuel Teixeira Marinho, Universidade do Porto (Portugal)

Doutor em Programa Doutoral Ciências da Educação. Professor de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade  do Porto (FPCEUP).

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Silva, C. G. da, Freitas, M. L. de Q., & Marinho, P. M. T. (2021). A pessoa idosa na Educaçãode Jovens e Adultos: um mapeamento da produção acadêmica em periódicos no Brasil. Diversitas Journal, 6(2), 2543–2558. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1439