Itabaiana Grande: cenários econômicos e culturais da cidade dos caminhoneiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1341

Resumo

RESUMO: Este artigo é fruto de trabalho desenvolvido no âmbito de estudos sobre aspectos culturais, sociais e econômicos frente à dinâmica de uma cidade sergipana de grande relevância socioeconômica regional. O objetivo do mesmo foi destacar as nuances econômica e social frente a centralidade que a cidade de Itabaiana possui na rede urbana do estado de Sergipe, com alcance no cenário nacional. Utilizou-se como metodologia ao longo do estudo a pesquisa documental e bibliográfica, a análise de paisagem e a observação não-estruturada. Percebe-se ao longo da pesquisa a interdependência econômica da sede urbana com o meio rural frente as interações socioeconômicas estabelecidas na região. Além disso, ressalta-se a centralidade da feira como patrimônio cultural de um povo, indo além dos fatores econômicos, e o papel fundamental do comércio diante do desenvolvimento local.

PALAVRAS-CHAVE: Centralidade urbana. Feira. Desenvolvimento local. Cultura. Economia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Phellipe Cunha da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT)

Doutor e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe - PRODEMA/UFS. Especialista em Ensino de Geografia e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas - IGDEMA/UFAL. Professor de Geografia pela Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba - SEECT/PB. 

Maria José Nascimento Soares, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professora associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de formação de profissionais na Educação básica e no ensino Superior, com ênfase em Didática, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e sustentabilidade, meio ambiente e interdisciplinaridade, educação ambiental, prática pedagógica, educação escolar e não escolar, formação de profissionais na abordagem interdisciplinar no âmbito das Ciências Ambientais. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe e atua na assessoria da equipe multidisciplinar dos cursos a distância da UFS.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Silva, P. C. da, & Soares, M. J. N. (2020). Itabaiana Grande: cenários econômicos e culturais da cidade dos caminhoneiros. Diversitas Journal, 5(4), 3030–3058. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1341

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas