A disciplina de Geografia e o uso de jogos pedagógicos enquanto recurso metodológico de ensino: uma experiência com 9° ano e PG IV

Autores

  • Roselma Lopes Ribeiro Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1224

Resumo

RESUMO: O presente trabalho aborda a utilização de jogos pedagógicos enquanto recurso metodológico no ensino de Geografia. O objetivo é apresentar os recursos metodológicos utilizados em sala de aula na disciplina de Geografia.  As atividades foram desenvolvidas nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II e na turma de PG IV durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) numa escola estadual na cidade de Maceió/AL. Os jogos utilizados enquanto recurso metodológico em sala de aula foram o bingo geográfico e o caça palavras. Assim, proporcionando aos estudantes um aprendizado lúdico e motivador com fulcro no desenvolvimento de habilidades cognitivas como observação, interação e participação nas atividades propostas.

PALAVRAS-CHAVE: Atividade lúdica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roselma Lopes Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO).

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Ribeiro, R. L. (2020). A disciplina de Geografia e o uso de jogos pedagógicos enquanto recurso metodológico de ensino: uma experiência com 9° ano e PG IV. Diversitas Journal, 5(4), 3081–3089. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1224