A utilização do jogo eletrônico nas aulas de Geografia: relatos de experiência

Autores

  • Diva Cristina Barbosa Suruagy Universidade Federal de Alagoas
  • Asier Calaça Ayastuy Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Jacqueline Praxedes de Almeida Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1219

Resumo

RESUMO: Apesar da relevância da Geografia na educação de sujeitos autônomos, críticos e conscientes de seu papel social, ela ainda é vista como uma disciplina mnemônica e enfadonha. Nesse sentido, cabe ao docente mostrar a importância da Geografia enquanto disciplina escolar e buscar meios de favorecer um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, atraente e prazeroso, sendo os jogos um forte aliado da Geografia nesse processo. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência na utilização do aplicativo Roleta das Decisões nas aulas de Geografia, vivenciado durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em uma turma de segundo ano do Ensino Médio. O desenvolvimento da atividade promoveu, de uma forma diferente do habitual, a revisão do conteúdo e ajudou a estimular a participação e interação dos estudantes através da aplicação do jogo eletrônico em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: Estágio Supervisionado, Jogo Eletrônico, Ensino de Geografia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diva Cristina Barbosa Suruagy, Universidade Federal de Alagoas

Aluna do Curso de Geografia Licenciatura; Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Asier Calaça Ayastuy, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

aluno do Curso de Geografia Licenciatura

Jacqueline Praxedes de Almeida, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade de Évora (2014) reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Educação pela Universidade de Évora (2007) reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Curso conceito 5 na CAPES), Especialização em Psicopedagogia no Cotidiano Escolar pela Unigranrio (1997) e graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (1995). Atuou como professora do Ensino Fundamental e Médio na rede pública e privada de educação básica de Alagoas. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente (didática do ensino de Geografia e do ensino superior), Ensino-Aprendizagem e na Área Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

Suruagy, D. C. B., Ayastuy, A. C., & Almeida, J. P. de. (2020). A utilização do jogo eletrônico nas aulas de Geografia: relatos de experiência . Diversitas Journal, 5(3), 2026–2038. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1219