Práticas pedagógicas como alternativa facilitadora para a aprendizagem de microbiologia no ensino fundamental: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1208

Resumo

RESUMO: As principais atribuições da microbiologia é estudar a forma, a estrutura, a reprodução, a fisiologia, o metabolismo e a identificação de seres microscópicos, bem como a sua distribuição natural, suas relações recíprocas com outros seres vivos, seus efeitos benéficos e prejudiciais sobre os homens e as alterações físicas e químicas que provocam no ambiente. Neste sentido, objetivou-se com este estudo desenvolver práticas pedagógicas voltadas ao ensino de microbiologia para alunos da turma de 7° ano do ensino fundamental em escola municipal. As atividades foram realizadas na escola de rede municipal localizada na cidade de Arapiraca, no bairro Brasília. O público alvo foram os alunos da 7° do ensino Fundamental II. Aproximadamente 60 alunos participaram das atividades realizadas. Foram realizadas palestras e práticas voltadas as temáticas desenvolvidas durante a intervenção. Após as práticas e palestras, um questionário semiestruturado foi aplicado. Com o resultado do questionário aplicado, pôde-se observar que os alunos não compreenderam exatamente o foco e o que estuda a microbiologia, porém, compreenderam outras questões, como as questões de higiene e patogenicidade de microrganismos. Pode-se afirmar, com base nos resultados, que mais intervenções teórico-práticas para concretizar o conhecimento em relação às temáticas abordadas.

PALAVRAS-CHAVE: Biologia, Ensino de ciências, Microrganismos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deyse Karoline Santos Trindade, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL - Campus I; Arapiraca, Alagoas

Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Elânia Domingos dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL - Campus I; Arapiraca, Alagoas

Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Letícia Carla da Silva Araújo, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL - Campus I; Arapiraca, Alagoas

Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Marianne Martins dos Santos Pereira, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL - Campus I; Arapiraca, Alagoas

Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Rosany Raquel de Almeida Fonseca, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL - Campus I; Arapiraca, Alagoas

Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Esmeralda Porto Lopes, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL - Campus I; Arapiraca, Alagoas

Profª. Msc. e Professora e orientadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus I; Arapiraca, Alagoas.

Downloads

Publicado

2021-05-30

Como Citar

Silva, M. da P. da, Trindade, D. K. S., Santos, E. D. dos, Araújo, L. C. da S., Pereira, M. M. dos S., Fonseca, R. R. de A., & Lopes, E. P. (2021). Práticas pedagógicas como alternativa facilitadora para a aprendizagem de microbiologia no ensino fundamental: relato de experiência. Diversitas Journal, 6(2), 2261–2269. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1208

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)