Inserção do Fisioterapeuta na promoção da saúde: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1163

Resumo

RESUMO: Objetivou-se elaborar uma revisão integrativa da literatura sobre a inserção do fisioterapeuta na promoção de saúde. Utilizou-se como fonte para a coleta de dados as bases eletrônicas SCIELO, LILACS, MEDLINE/PUBMED e os descritores: fisioterapia, promoção de saúde e saúde pública em português e inglês utilizando o operador booleano AND com duas combinações diferentes. Buscaram-se artigos sobre a inserção da fisioterapia na promoção de saúde, publicados em português e inglês, disponíveis na íntegra, entre os anos de 2008 a 2018. A pesquisa resultou em 11 artigos, que começaram ser publicados a partir de 2010 e que buscaram contribuir com a implementação e divulgação de uma nova proposta de promoção de saúde. As atividades de promoção de saúde foram diversas, a citar, o desenvolvimento de ações de educação em saúde e ações específicas como práticas de atividade física, desmistificando a perspectiva reabilitadora  atrelada ao fisioterapeuta que gera altos custos para os serviços de saúde, esses fazeres dialogam com os preceitos da Política Nacional de Promoção da Saúde. A atuação da fisioterapia na perspectiva da promoção de saúde vem apresentando bons resultados, principalmente após a implementação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, entretanto, percebe-se ainda, pouco reconhecimento por parte da população quanto a importância desse profissional na Atenção Básica, assim como, a publicação de poucos estudos no âmbito da fisioterapia que abordem a atuação desses profissionais enquanto promotores de saúde.

PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia; Promoção da Saúde; Saúde Pública.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane dos Santos, Faculdade Estácio de Alagoas - FAL

Pós graduanda em Fisioterapia Traumato Ortopedia, Faculdade Estácio de Alagoas - FAL. Graduação em Fisioterapia, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.

Vanessa Lôbo de Carvalho, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Doutora em Química e Biotecnologia (RENORBIO-UFAL), Mestra em Ensino na Saúde no contexto do SUS (UFAL) e Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). 

Erivaldo Santos de Lima, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Graduação em Fisioterapia, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.

Ianka Lima da Silva, Faculdade Estácio de Alagoas - FAL

Pós graduanda em Fisioterapia Traumato Ortopedia, Faculdade Estácio de Alagoas - FAL. Graduação em Fisioterapia, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.

José Augustinho Mendes Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas. Graduação em Enfermagem, Faculdade Estácio de Alagoas - FAL. Diretor Administrativo do Centro de Saúde e Pronto Atendimento 24h de Feira Grande-AL

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

Santos, C. dos, Carvalho, V. L. de, Lima, E. S. de, Silva, I. L. da, & Santos, . J. A. M. (2020). Inserção do Fisioterapeuta na promoção da saúde: revisão integrativa da literatura. Diversitas Journal, 5(4), 2890–2907. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1163

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)