Para além do simples trabalho no campo: a história de vida de um jovem assentado do Florestan Fernandes

Autores

  • Alexsandro do Nascimento Macedo Universidade Federal de Sergipe
  • Edijan Santos Costa Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1133

Resumo

RESUMO: Este artigo traz o resultado de discussões teóricas e metodológicas, bem como atividades de campo que foram desenvolvidas durante a disciplina Tópico Especial em Ensino de História do curso de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA, da Universidade Federal de Sergipe - UFS, ministrada pelos professores Dr. Joaquim Tavares da Conceição e Dr. Paulo Heimar Souto. Utilizando o método da história oral, foi entrevistado um jovem de dezesseis anos, morador do Assentamento Florestan Fernandes, situado na zona rural do município de Canindé de São Francisco/SE. O principal objetivo é o de compreender através da análise do depoimento concedido pelo jovem, aspectos do trabalho, lazer e educação que fazem parte do cotidiano de jovens no contexto citado. Partindo do método da história oral foi possível verificar as peculiaridades de formas de lazer, a preocupação que o jovem tem com a preservação da Caatinga, bem como as formas de trabalho praticadas pelos moradores do assentamento.

PALAVRAS-CHAVES: Assentamento Florestan Fernandes; Caatinga; História Oral, Trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexsandro do Nascimento Macedo, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe; discente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História também pela Universidade Federal de Sergipe, atua como docente da rede pública sergipana. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Edijan Santos Costa, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe; discente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História pela Universidade Federal de Sergipe; Professor de História da rede pública do Estado de Sergipe.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Macedo, A. do N., & Costa, E. S. (2020). Para além do simples trabalho no campo: a história de vida de um jovem assentado do Florestan Fernandes. Diversitas Journal, 5(2), 1368–1381. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1133

Edição

Seção

Dossiê Temático - História oral e territorialidades sertanejas