Inventário dos jogos e brincadeiras: a manifestação da cultura lúdica infantil

Autores

  • Claudiene Cordeiro Leandro Bispo Univerdade de Desarrollo Sustentable - UDS - Assunção
  • Laudenice Barbosa Bispo
  • Leopoldo Oscar Briones Salazar Universidad de Desarrollo Sustentable

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1040

Resumo

RESUMO: Este artigo consiste em um estudo sobre a atividade preferida das crianças na terceira infância, baseado nas ideias de Vygotsky, Alexander, Luria, Leontieve e Elkonin (autores filiados à Psicologia Histórico-cultural). Apresenta como objetivo geral conhecer os jogos e brincadeiras preferidas das crianças de 6 a 11 anos, buscando compreender a relação dessas atividades com o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. A metodologia que deu suporte a esta investigação tem como enfoque epistemológico a pesquisa descritiva, com dados empíricos, métodos científicos de coleta e análise de dados, apresentados com embasamento teórico. Quanto à abordagem, esta é uma pesquisa mista, com aspectos qualitativos e quantitativos. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a análise bibliográfica e a entrevista. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Antonio Bispo de Oliveira, localizada no Distrito Massapê, Feira Grande - Alagoas, Brasil. Os sujeitos envolvidos nesse estudo foram 36 crianças de ambos os sexos, com idade de 6 a 11 anos, que estudavam do 1º ao 5º ano. Os resultados apontam que brincar é atividade preferida das crianças em qualquer ambiente que elas estejam e que os jogos com regras explícitas são as brincadeiras preferidas das crianças nessa faixa etária.

PALAVRAS-CHAVE: Criança. Cultural lúdica. Desenvolvimento infantil. Jogos com regras.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudiene Cordeiro Leandro Bispo, Univerdade de Desarrollo Sustentable - UDS - Assunção

Doutoranda e Mestra em Ciências da Educação pela Universidad de Desarrollo Sustentable – UDS, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Há 22 anos atuando na área de Educação, com ênfase em Docência (da Educação Infantil ao Ensino Superior), Coordenação Pedagógica e Formação para professores da Educação Básica. Autora de artigos e capítulos de livros nas áreas de sua atuação, tem apresentado seus trabalhos em congressos no Brasil e no exterior. Natural de Alagoas, casada e mãe de dois filhos.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Bispo, C. C. L., Bispo, L. B., & Oscar Briones Salazar, L. . (2020). Inventário dos jogos e brincadeiras: a manifestação da cultura lúdica infantil. Diversitas Journal, 5(1), 500–522. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1040

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)