Por uma geografia das comunidades tradicionais: metodologias participativas para a compreensão dos etnosolos na Colônia Z-29, Jaramataia-Alagoas

Autores

  • Jackson Belo Pereira Instituto Federal de Alagoas
  • Matteus Freitas de Oliveira Instituto Federal de Alagoas
  • José Lucas Nunes de Farias Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1010

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como proposta discutir a importância do uso de metodologias participativas em pesquisas relacionadas a comunidades tradicionais. O Brasil possui inúmeras expressões culturais, e, por isso mesmo, comunidades indígenas, quilombolas, camponesas, pesqueiras, entre outras, mantêm relações socioespaciais singulares em seus territórios. A ciência tradicional hegemônica invisibilizou, por muito tempo, questões de pesquisa por meio de metodologias frias e escritas parciais que não alcançavam o território identitário dessas comunidades. Parte-se aqui da experiência de pesquisas realizadas na Colônia Z-29, no Povoado São Pedro, em Jaramataia, Alagoas, para compreender como saberes e fazeres ancestralizados são acionados para classificar, por meio de chaves de identificação, diferentes tipos de solos e seus usos. A partir da participação observante, foram realizadas rodas de conversa que foram potencializadas com o uso da técnica da mística, buscando conhecer as cosmologias pesqueiras com relação aos solos registradas em diário de campo do método geoetnográfico. Destaca-se que a abordagem etnopedológica não serviu apenas para classificar os solos partindo dos saberes tradicionais, mas refletiu a identidade, a coletividade e a ancestralidade de um povo que precisa de uma outra escrita acadêmica tão potente quanto suas oralidades.

PALAVRAS-CHAVE: Saberes e fazeres, Chaves de identificação, Participação observante, Geoetnografia, Rodas de conversa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Matteus Freitas de Oliveira, Instituto Federal de Alagoas

Docente EBTT, Mestre em Geografia, Instituto Federal de Alagoas – Campus Batalha, matteus.oliveira@ifal.edu.br, membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento e Sustentabilidade no Sertão de Alagoas.

José Lucas Nunes de Farias, Universidade Federal de Alagoas

Técnico em Agroindústria pelo Instituto Federal de Alagoas – Campus Batalha, lucasnfarias2435@gmail.com, membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento e Sustentabilidade no Sertão de Alagoas.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Pereira, J. B., Oliveira, M. F. de, & Farias, J. L. N. de. (2020). Por uma geografia das comunidades tradicionais: metodologias participativas para a compreensão dos etnosolos na Colônia Z-29, Jaramataia-Alagoas. Diversitas Journal, 5(1), 221–234. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1010

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)