Edições anteriores

  • Sustentabilidade na Ásia-Pacífico: insights e inovações multidisciplinares
    v. 9 n. Special1 (2024)

    Este Número Especial do Volume 9 de 2024, inaugura uma nova fase de publicações internacionais com a parceria do Consorcio de pesquisadores e educadores Asia-Pacifico (ASIA-PACIFIC CONSORTIUM OF RESEARCHERS AND EDUCATORS INC.) com trabalhos apresentados durante a Conferência Internacional Híbrida APCORE-PIKSI, no Grand Asrilia Hotel, na cidade Bandung, Indonésia, de 29 a 31 de agosto de 2023.

     Participaram pesquisadores das seguintes Univiersidades: Colegio ng Lungsod ng Batangas, Lyceum of the Philippines University-Manila, Bicol University, Rizal Technological University, Far Eastern University - Manila, University of Baguio, Filamer Christian University, Department of Education-Rizal, Isabela State University, University of Mindanao, Abra State Institute of Sciences and Technology, Cavite State University, Mindoro State University, University of Mindanao - Main Campus, Philippine Normal University, Emilio Aguinaldo College, Universidad De Manila, Polytechnic University of the Philippines, University of Santo Tomas, Quezon City University, oliteknik Piksi Ganesha.

     Para os Editores envolvidos e toda equipe Diversitas Journal foi muito prazeroso todo o esforço nesta construção. Serão publicados durante o mês de março continuamente 36 artigos.

    A todos desejamos uma boa leitura.

  • Capa Vol 9 N 1 2024

    Espaços urbanos e suas contradições
    v. 9 n. 1 (2024)

    Iniciamos o ano de 2024 com mais um volume, número 9, e o primeiro número da Diversitas Journal com o tema: Espaços urbanos e suas contradições. Com base no interior de Alagoas, Santana do Ipanema, Brasil, nos tornamos globais pela possibilidade das publicações eletrônicas, com maiores oportunidades de divulgação aberta das pesquisas realizadas nos diferentes países de forma instantânea, assim que publicadas.

    Buscaremos, a cada número, trazer temas atuais no cenário mundial, produzidos por pesquisadores de universidades distintas, primando por ineditismo, inovação, originalidade, ética na publicação e produção, humanismo nas pesquisas, registro de momentos históricos, com pesquisas importantes locais e internacionais. 

    As contribuições do periódico Diversitas Journal são muito importantes no desenvolvimento de pessoas, instituições e regiões. A partir de pesquisas diárias no site, muitos pesquisadores encontram soluções para as suas perguntas, inquietações. Uma rede que se ajuda globalmente, a união espontânea da pesquisa de forma aberta, oportunizando aos estudantes e pesquisadores os acessos ao imediato saber.

    Disponibilizamos com muito esmero mais um número, inaugurando o volume 9. Espero que todos os leitores e pesquisadores utilizem esta plataforma eletrônica, e produzam cada dia mais pelo bem da sociedade, do equilíbrio e da equidade, da produção de alimentos, na educação, do controle de endemias e nas saúdes física e mental, nos divertimentos e eletrônicos, na espiritualidade e na verdade. Que a sabedoria seja a afirmação final deste trabalho com e para todos, com 1 volume, 4 números anuais em submissão contínua, dossiês e números especiais.

    Prof. Dr. José Crisólogo de Sales Silva, 

    Editor-chefe.

    Capa: As cores da rotina

    Local: Diamantina, Minas Gerais, Brasil

    Fotografía: Rodrigo Almeida Pinheiro  - Concurso de fotografias Enccult 2023

    Publicado: 2024 -10 -01

  • Ciência, inovação e o papel da universidade na produção de conhecimento
    v. 8 n. 4 (2023)

    Apresentamos à comunidade acadêmica e à sociedade em geral mais um número do volume oito, de 2023. Este número está com fluxo contínuo de submissão e publicação. 

    As diversas áreas multidisciplinares e interdisciplinares estão contempladas. Na discussão mensal, trazemos o atual papel da Universidade e da Ciência na inovação e na solução de demandas sociais. Um tema constante, em que cada elo desta cadeia de conhecimentos tem o seu papel, como congruem e como uma está presente na atuação da outra.

    Nestes termos, incluímos artigos com temas muito diversificados, tendo a possibilidade dos leitores e pesquisadores adentrarem em pensamentos múltiplos e diversos, com o cuidado científico em sua produção, frutos de trabalhos de professores e estudantes nas mais diversas universidades e programas de pós-graduação. 

    Desejamos uma ótima leitura a todos.

    Editores Diversitas Journal.

     

    Capa: Pica-pau-de-banda-branca (Nome científico: Dryocopus lineatus)
    Local: Quebrangulo, Alagoas, Brasil

    Fotografía: Sergio Leal

  • Educação: um olhar para o futuro
    v. 8 n. 3 (2023)

    Caríssimos e Ilustríssimos Leitores, Pesquisadores, 

    O presente número 3 do volume 8 de 2023 inaugura uma nova metodologia de publicação, com um formato contínuo. 

    Em 2023 continuaremos com publicação de 4 volumes, sendo este o terceiro, Julho a Setembro, sendo que durante os meses seguintes teremos tambem novos artigos sendo entregues publicados neste numero 3,  desejamos a todos que utilizem os artigos aqui publicados para os melhores propósitos. 

    Iniciamos também a partir deste numero uma parceria internacional com o Consorcio Asia-Pacífico de Pesquisadores e Educadores, INC.  APCORE – com sede nas Filipinas, esperamos que seja um inicio de muitos trabalhos e divulgações conjuntos. 

  • Através das lentes: a importância da biodiversidade para o equilíbrio ambiental
    v. 8 n. 2 (2023)

    Mais um número da Diversitas Journal, com muito esmero, cientistas, professores e alunos produzindo ciência e nos mantendo informados através de seus artigos, opiniões e casos. Neste número trazemos 56 artigos em diversas áreas do conhecimento, que conjuntamente nos mostram suas interdisciplinaridades.

    O caráter multidisciplinar da Diversitas Journal traz uma possibilidade de atingir um público muito diverso e fantástico, doando o melhor de si, de seus recursos naturais e conhecimentos.

    Observa-se na vida social que os profissionais e a sociedade estão entrelaçados em suas atividades e ocorrências diárias, com ocupações científicas, serviços e primários, com entendimentos multidisciplinares, com necessidades amplas, permeados por problemas e resoluções diversas, o que não constitui obstáculo na dinâmica das soluções, adequações e práticas diárias de todos os cidadãos.

    Baseados na multidisciplinaridade da vida cotidiana social, disponibilizamos mais um número com trabalhos que trazem respostas às questões em áreas distintas, que somando-se ao conhecimento empírico ajudam-se mutuamente. São trabalhos nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biológicas, Econômicas, Médicas, Contábeis, Humanas, Sociais Aplicadas, Saúde, Exatas e Educação e Ensino.

    Concluindo, desejamos a todos uma ótima leitura e utilização das informações aqui ofertadas a toda sociedade terrestre, como uma colaboração coletiva na construção de uma sociedade mais culta, igualitária e justa.

    Os editores.

    Capa Fotografia. Titulo: Vespa parasitoide Brachymeria sp.  (Hymenoptera: Chalcididae)  se alimentando de polén de Paepalanthus sp. Autor: Rodrigo Almeida Pinheiro. Local: Diamantina – MG. Brasil.

  • Fotografia: Milena Kristhie Nascimento. Local: Vila do Biribiri - Diamantina/Minas Gerais

    Sociedade e ciência: um diálogo necessário
    v. 8 n. 1 (2023)

    "Hoje você é quem manda
    Falou, tá falado
    Não tem discussão, não
    A minha gente hoje anda falando de lado
    E olhando pro chão, viu
    Você que inventou esse estado
    E inventou de inventar
    Toda a escuridão
    Você que inventou o pecado
    Esqueceu-se de inventar
    O perdão"

    É com esta canção de Chico Buarque, composta nos anos de 1970 que convidamos a você leitor adentrar no conjunto das coisas ditas e escritas organizadas pela Diversitas Journal, volume 8, edição 01 de 2023. Destacamos que o compêndio de artigos dos mais variados campos de domínio aqui postos, Com o tema  Sociedade e Ciência: um diálogo necessário. Esta temática é bem oportuna porque vivenciamos esta edição no período ainda da Pandemia do Covid-19, por isso foi híbrido. Período instalado desde 2020 com muita negação a Ciência. Isso mesmo, as Vacinas para o combate ao Covid-19 chegaram muito tarde ao Brasil, ocasionando assim um alto índice de mortalidade. Desta feita, sugerimos a canção “Apesar de você” para entendermos que apesar de toda a realidade antidemocrática é possível sonharmos e entendermos que “amanhã há de ser outro dia”.

    Sociedade e Ciência: um diálogo necessário nos possibilita enfrentar todas as formas de negação da produção do conhecimento, que inclusive salva vidas! Compreender a importância da Ciência para produção do conhecimento e validação dele por meio de seus produtos é um grande feito que todos os cientistas alcançam. Por isso, a Sociedade precisa caminhar de mãos dadas com a Ciência, pois é por meio dela que a Sociedade pode ser transformada, que as injustiças sociais podem vir ser combatidas, que as desigualdades sociais podem ser amenizadas e que as diferenças podem ser respeitadas. O conhecimento é um artefato transformador na vida de toda a Sociedade, tanto quando ela produz quanto ela consome o conhecimento produzido, a título de exemplo: as Vacinas.

    É com esta poesia dialógica entre a Sociedade e a Ciência que teremos condições favoráveis para reconstruir um Brasil de todos e para todos os brasileiros, onde todas e todos os seres humanos possam ter comida em suas mesas, onde as injustiças sociais sejam ceifadas feito ervas daninhas, onde as desigualdades sociais possam por meio de políticas públicas justas e inclusivas favorecerem para o ‘a manhã renascer, esbanjar poesia, o céu clarear, o coro cantar, na sua frente’. A liberdade ser vivenciada de forma soberana através das condições favoráveis que teremos para repensar, reconstruir e reviver uma Sociedade Democrática, Solidária e Fraterna. Onde a Ciência deve estar em primeiro lugar para que possa contribuir com as transformações sociais, políticas, econômicas e históricas do nosso mundo a favor de toda a Sociedade brasileira sem distinção de raça, etnia ou gênero, fazendo jus a promoção da Educação em Direitos Humanos.

    Por conseguinte, te convidamos leitor a penetrar em cada área de conhecimento e escavar os saberes necessários para tua mudança pessoal e profissional. Entender que a função da Revista Diversitas Journal é proporcionar a circularização do conhecimento, é estabelecer a ponte para o inédito viável, para transformação social, pessoal e profissional. Portanto, este compêndio cumpre a missão de estabelecer o diálogo entre a Sociedade e a Ciência, ressignificando assim a sua própria vida, sua própria existência, ousemos sempre ser mais por meio do conhecimento que acessamos e dos saberes que nos atravessam em sermos quem somos e como somos, por isso, ousemos ser sempre mais e melhores em nossa e para nossa Sociedade e Ciência brasileira.

    Verão de 2022,

    Professora Doutora Maria Aparecida Vieira de Melo, UFRN.

     

    Capa: Fotografia: Milena Kristhie Nascimento. Local: Vila do Biribiri - Diamantina/Minas Gerais

  • A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento
    v. 7 n. 4 (2022)

    Com muita satisfação entregamos mais um número Diversitas Journal para sociedade.  Mais um fruto de cientistas pesquisadores das universidades e comunidades pelo Brasil e mundo. Mantemos a característica de divulgar pesquisas nos temas atuais, de forma interdisciplinar e multidisciplinar.

    Neste volume 7 número 4, trazemos 7 artigos em Ciências Agrárias, 4 de Ciências Ambientais, 8 em Ciências Biológicas, 2 em Ciências Exatas, 9 de Ciências da Saúde, 3 de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, 5 de Economia, Administração e Desenvolvimento, 9 de Educação e Ensino, 3 de Linguística e Literatura, terceira série do Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP com 25 artigos e por fim uma nova publicação: Dossiê Temático: Economia Política, Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional com 6 artigos.

    Desejamos com estas informações dar munição cientifica para atualizações e novas pesquisas em todas as partes da terra onde interessem os temas aqui tratados. A todos nossos leitores e pesquisadores, uma boa leitura e muita informação científica para o desenvolvimento. 

  • Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade
    v. 7 n. 3 (2022)

    Com muito prazer trazemos-lhe mais um número Diversitas Journal.  Neste número 3 do volume 7, apresentam-se 62 artigos de muito esmero e responsabilidade de nossos autores em diversas universidades espalhadas pelo Brasil.  Viajamos pelas Ciências Biológicas, Agrarias, Ambientais, Saúde Humanas, e segue com Linguística e Literatura, Educação e ensino, o segundo numero do Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP e temos uma discussão no formato autoentrevista.

    Esperamos que sejam de seu interesse nossos temas apresentados, para o bem da sociedade como frutos daqueles que se debruçam na construção de um mundo melhor oferecendo seus conhecimentos e seu tempo pessoal e de grupo de pesquisa. 

    Equipe Editorial

  • Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores
    v. 7 n. 2 (2022)

    Neste número, o periódico Diversitas Jornal aborda relevantes estudos sobre as mais diferentes temáticas interdisciplinares. Trazemos importantes contribuições das Ciências Agrárias que apontam os procedimentos de análise de sementes e metabolismos dos vegetais. Nas Ciências Biológicas e Ambientais destacamos temáticas sobre adubação, práticas de correção de solos e sustentabilidade de Bacias Hidrográficas. Nas Ciências da Saúde apresentamos ricas discussões sobre as pessoas com deficiências, idosos e adolescentes grávidas em suas necessidades específicas como o planejamento sexual e a importância do pré-natal. Questões educacionais também têm ênfase nessa área, versando sobre a importância do planejamento voltado à saúde nas escolas como recurso de ensino-aprendizagem e abordagens sobre saúde mental. Destacamos ainda a Educação e Ensino, com temas que atravessam a análise do discurso, ensino remoto, literatura infantil e o registro das reações das crianças quilombolas do sertão alagoano no decorrer da pandemia.


    Brindamos ainda os nossos leitores com o Dossiê Relatos de Experiência no Âmbito do PIBID e PRP, organizado por professores coordenadores do PIBID e do PRP da Universidade Federal de Alagoas.  O Dossiê traz abordagens sobre as metodologias e práticas pedagógicas desenvolvidas pelos coordenadores, supervisores, preceptores, pibidianos e residentes em suas ações cotidianas nos fazeres pedagógicos no campo das diferentes disciplinas no chão da escola, local privilegiado de interação de saberes no processo ensino-aprendizagem. Este Dossiê é o primeiro de uma série de 4, que serão publicados ao longo das próximas edições  Diversitas, devido à grande demanda de artigos recebidos, o que evidencia a importância do PIBID e do PRP na formação docente no Brasil.

    Desejamos a todos uma boa leitura e aproveitem para citar os trabalhos de autores de todo o Brasil e outros países. 

    Editores Diversitas Journal

  • Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência
    v. 7 n. 1 (2022)

    As novas quebras de paradigmas  apresentadas no contexto social e economico, em tempos de Pandemia Sars-Cov 19 tem determinado novos paradigmas para o desenvolvimento e funcionamento das estruturas de pesquisa e aprendizagem em geral.  Novos procedimentos  que garantem o mínimo de estrutura para manutenção dos estudos poss´íveis foram apresentados como saída para não estagnar a ciência, principalmente em pesquisas em andamento. Mas o ensino sofreu muita mudança com a nova necessidade do ensino remoto.

    Por outro lado, a ciência se mostrou, e aparece, como única forma de vencer a Pandemia, e como esperança de retorno a rotina normal de existencia social em sua normalidade de trabalho e sobrevivência intelectual. 

    Neste numero, e em todo o ano do 2022, estaremos continuamente nos referindo aos novos paradigmas e as mudanças sociais, na educação: no ensino, na pesquisa e na extensão, assim como no normal da convivencia social, o desenvolvimento das novas rotinas de trabalhos, as realidades nos estágios, no trabalho essencial da saúde, da produção de alimentos, da manutenção da fé criadora, e no mundo real.

  • Realidades da educação na Pandemia Sars-Covid 19
    v. 6 n. 4 (2021)

    REALIDADES DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA SARS-COVID-19

    Desde os anos 1990, o setor de educação vem passando por profundas mudanças, a reboque das transformações ocorridas na estrutura produtiva, com distintos padrões de modernização setorial. A acelerada reestruturação do sistema de produção capitalista acentuou o abismo entre o topo e a base da pirâmide social, à medida que o acesso ou as barreiras de acesso a equipamentos e redes de transmissão de dados definiram um novo padrão de exclusão social.

    A Covid-19 acelerou o processo de transição de atividades presenciais para o teletrabalho, ignorando-se as barreiras estruturais de acesso a equipamentos e plataformas digitais, além do tempo de aprendizado para manuseio das novas ferramentas. Na educação, são questionáveis os resultados qualitativos da formação em todas as etapas do ensino. Ademais, as novas barreiras digitais asseguram vantagem competitiva a moradores da área urbana, com renda mais elevada e maior grau de escolaridade, aprofundando a exclusão social.

    Ainda não é possível avaliar com acuidade todos os efeitos dessa aceleração forçada, tampouco esta coletânea esgota o debate, embora traga uma excelente contribuição à compreensão do fenômeno, problematizando o processo à luz das dimensões social, cultural, política e econômica. É possível medir a qualidade do ensino comparativamente à fase pré-pandemia? Pela perspectiva dos profissionais da educação, é possível dimensionar a intensificação do trabalho, o tamanho real da jornada, o grau de invasão domiciliar e os efeitos sobre sua saúde física e mental dos envolvidos? Qual o alcance das aulas remotas, nas diferentes regiões do país? Convidamos você a embarcar nessa viagem reflexiva. Boa leitura.

    Luciana Caetano da Silva[1]

    [1] Professora da FEAC/UFAL e pesquisadora líder do GDIMT - Grupo de Pesquisa Dimensões e Dinâmica do Mundo do Trabalho.

  • A cultura e o turismo de mãos dadas com o desenvolvimento territorial
    v. 6 n. 3 (2021)

    Neste novo volume do periódico Diversitas Journal, estamos trazendo ao público científico 47 artigos produzidos no Brasil e fora, por diversas Universidades em seus diversos temas.

    Ciências Agrárias com dez artigos com importância muito grande nas subáreas de Microbiologia, Sementes, Fitopatologia entre outras. Ciências Ambientais com quatro artigos representando as subáreas de interesse biológico e preservação do ambiente. Ciências Biológicas, também com quatro artigos bem representativos da área, com importantes pontos da ciência aplicada na saúde humana e na pecuária. Ciência da Saúde com importantes textos da atualidade com intervenções na saúde e no ensino de saúde, passando pela parasitologia e endemias. Ciências Sociais Aplicadas representada em seis artigos que discutem realidades brasileiras. Educação e Ensino com nove artigos discutindo a Pandemia e as tecnologias de ensino remoto entre outros assuntos. Literatura e linguística com o artigo A literatura afro-brasileira como contribuição para uma educação antirracista: o conto A Escrava e terminando o número 3 do volume 6 Diversitas Journal, temos Zootecnia e Recursos Pesqueiros com dois artigos discutindo a formulação de rações e a higiene na coleta de leite bovino. Esperamos que faça uma boa leitura de nossos artigos.

  • Educação para o desenvolvimento socioeconômico
    v. 6 n. 2 (2021)

    Este segundo número do sexto volume traz o  Dossiê  temático  da  Diversitas Journal que possui como tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade”. Este Dossiê foi pensado    e    conduzido    pelo    Grupo    de    Pesquisa    Centro    de    Estudos   em Ecodesenvolvimento,  Ruralidades  e  Gestão  (CEERG),  sediado  no  Campus  Sertão  da Universidade  Federal  de  Alagoas,  o  qual  vem  realizar  uma  discussão  interdisciplinar sobre  desenvolvimento  e  sustentabilidade,  seja  no  ambiente  rural  ou  urbano.  Também, visa  proporcionar  um  debate  de  ideias,  exposição  de  experiências  e  compreensão  e sistematização    de    conhecimento    no    âmbito    das    questões    que    norteiam  o ecodesenvolvimento,  as  diversas  formas  que  se  expressam  as  ruralidades  no  Brasil  e  sobre  a  gestão  dos  recursos  naturais,  a  partir  de  artigos  científicos  que  apresentam conteúdos (pesquisas) relevantes a esta discussão.

  • Práticas e reflexões sobre ensino, pesquisa e extensão
    v. 6 n. 1 (2021)

    O papel da ciência na construção de uma nova sociedade com maiores oportunidades de garantia de conforto e bem estar social apresenta-se em cada ator pesquisador em vários níveis de produção espalhados pelo país e pelo mundo. Mesmo com poucos recursos financeiros, nossos pesquisadores em cada espaço reinventa a forma de extrair seu melhor, individual e coletivo para construir um mundo melhor. O primeiro número, do primeiro volume Diversitas Journalem 2021, traz o tema: “Práticas e reflexões sobre ensino, pesquisa e extensão”. Neste sentido, a Diversitas Journal, em Alagoas, Brasil, contribui para  socialização do conhecimento cientifico, arte e cultura. Desejamos uma boa leitura dos artigos apresentados.