Construindo sensibilização ambiental com alunos do ensino fundamental em zona de alta produção agrícola

  • Tatiana Tereza Ferreira Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental
  • Sergio Gomes da Silva Instituto Federal de Mato Grosso
  • Francimeire Fernandes Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Francielle Fernandes Ferreira Graduada em pedagogia

Resumo

RESUMO: Ações que envolvam mudança de atitude, no contexto de temas ambientais, é um desafio a ser aplicado nos ambientes escolares. Essa pesquisa buscou através da realização de um projeto, em parceria com o Clube Amigos da Terra – CAT, promover o processo de conscientização e sensibilização ambiental, de alunos do ensino fundamental, sobre a correta destinação de resíduos, sua reutilização e outras aplicações, como forma de preservação e defesa do meio ambiente. A pesquisa ocorreu em uma escola municipal da área urbana do município de Sorriso, Mato Grosso. A metodologia baseada no método explicativa/qualitativa, foi feita em fases que incluíram a) apresentação do projeto, b) palestra, c) aplicação do projeto “aprendendo a reciclar”. Na fase final, os alunos puderam ser inseridos no conhecimento sobre os resíduos diários, coleta e separação, compostagem e horta escolar. Os alunos tiveram um processo de crescimento sustentável ao longo da realização do projeto, denotando a importância da aplicabilidade de atividades extras salas, na formação de conceitos da Educação Ambiental. De uma forma geral, a realização do projeto, permitiu o processo de sensibilização ambiental dos envolvidos, o que os torna multiplicadores das ações vividas, denotando a importância da Educação Ambiental, na transformação de novas gerações, para a aplicabilidade da sustentabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental; Horta; Compostagem.

Publicado
2020-04-07
Como Citar
Ferreira, T. T., Silva, S. G. da, Ferreira, F. F., & Ferreira, F. F. (2020). Construindo sensibilização ambiental com alunos do ensino fundamental em zona de alta produção agrícola . Diversitas Journal, 5(2), 775-792. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-814