A inserção das TICs como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem: contribuição da língua inglesa

Autores

  • Celia Ferreira Barretto de Almeida Harvard International University of Florida/Faculdade do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-696

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo analisar a inserção das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. A metodologia utilizada para atingir este objetivo foi a pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica. Partindo da premissa de que se os alunos são usuários das tecnologias móveis e das mídias sociais, entende-se que eles estão utilizando a língua inglesa, uma vez que comumente podemos observar palavras, expressões, textos deste idioma tanto nos aparelhos quanto nos aplicativos. Neste sentido, o uso das TICs faz a ponte, entre o inglês dos currículos escolares e a vida do aluno, pois a partir do momento que o aluno consegue entender o inglês existente em seu cotidiano ele conseguirá associá-lo ao inglês aplicado na sala de aula e em sua vida. Neste sentido, podemos inferir que a língua inglesa poderá contribuir para um melhoramento na qualidade de tradução, escrita e fala deste idioma que é parte destas tecnologias da informação e comunicação da sociedade digital do século XXI.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias. Mídias sociais. Língua inglesa.

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Biografia do Autor

Celia Ferreira Barretto de Almeida, Harvard International University of Florida/Faculdade do Norte do Paraná

Mestranda do Curso de Ciências da Educação pela Harvard International University of Florida/ Faculdade do Norte do Paraná. Professora de Inglês do Estado da Bahia.

Referências

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Publicado

2020-04-09

Como Citar

Almeida, C. F. B. de. (2020). A inserção das TICs como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem: contribuição da língua inglesa. Diversitas Journal, 5(2), 1100–1120. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-696