A economia solidária e a solidariedade: a via cooperativa em debate

Autores

  • Sandoval Dias Duarte Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios
  • Fabiana dos Santos Dias Duarte Universidade Estadual de Alagoas
  • Conceição Maria Dias de Lima Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0003-1527-0727

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.691

Resumo

O artigo resulta de leituras a partir de autores que lançam uma ótica no campo da economia solidária, face aos embates socioeconômicos dos quais a filosofia sociopolítica propõe, a partir de uma análise, inserida na dinâmica da economia solidária e, delineia alguns embates existentes na dinâmica capitalista quanto à difusão de experiências concebidas no âmbito produtivo. A produção agrícola na contemporaneidade requer o uso de técnicas mais eficazes, ao desenvolver a ideia de economia solidária no âmbito social de modo que, as cooperativas tenham possibilidade de aplicar uma filosofia calcada no fomento produtivo com vistas aos preceitos do cooperativismo. A economia solidária, por sua vez, pauta-se em preceitos de promoção de uma rentabilidade, desencadeada no campo social nas quais privilegiem pequenos produtores e membros associados pertinentes ao mercado e as implicações mercantis que as cooperativas possuem, enquanto associações e grupos específicos às suas demandas. O mercado constitui lócus de comercialização, necessita da implementação de metas, objetivos e estratégias propícias ao fomento em termos de geração de renda, qualidade, venda, alcance aos mercados adjacentes e na busca de novos mercados no âmbito: local, regional, nacional e até internacional. O presente trabalho resulta de leituras de trabalhos consagrados, com enfoque no âmbito da economia solidária e reciprocidade, tais como: Sabourin (2006), Singer (2002), Lima (2011), Wanderley (2000), os quais elucidam aspectos conceituais sobre o desenvolvimento de práticas agrícolas e sobre a implantação de algumas experiências de êxito no referido tema, esboçando perspectivas e anseios na difusão mercantil, econômica e social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandoval Dias Duarte, Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios

Mestrando pelo Programa em Dinâmicas Territoriais e cultura-PRODIC/UNEAL, programa de mestrado acadêmico da Universidade Estadual de Alagoas. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Regional de Arapiraca-FERA (2014) e graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (2013). Atualmente é bolsista pela Fapeal

Fabiana dos Santos Dias Duarte, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda de Licenciatura em Pedagogia, cursando o 6º período da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, campus III de Palmeira dos Índios-AL

Conceição Maria Dias de Lima, Universidade Estadual de Alagoas

Doutora em Sociologia pela UFPE. Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura – ProDiC/UNEAL

Referências

BOURDIEU P. Raisons pratiques.Sur la théorie de l’action. Paris: Le seuil. 1994.

CAILLE A. Anthropologie du don : Le tiers paradigme Paris, Desclée de Brouwer, 2001.

DIAZ PEDREGAL, Valérie. Commerce équitable et organisations de producteurs. Le cas des caféiculteurs andins au Pérou, en Equateur et en Bolivie. Paris: L’Harmattan, 2006. 274p. (Coll. Logiques Sociales).

FRANÇA FILHO, G. C.; LAVILLE, J. Economia Solidária: uma aborda¬gem internacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

GAIGER, L. I. Antecedentes e expressões atuais da economia solidá¬ria. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 84, p. 81-99, março 2009.

LAVILLE, J-L. (Org.). Economía social y solidaria. Una visión europea. Buenos Aires: Altamira, 2004.

LIMA. Conceição Maria Dias de. Cooperativa e desenvolvimento territorial: O caso da Pindorama-Alagoas. Tese (Doutorado em Sociologia). 280f.Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2011.

MARTINS P H (org). A dádiva entre os modernos. Discussão sobre os fundamentos e as regras do social, Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

MASCARENHAS, Guilherme. O movimento do Comércio Justo e Solidário no Brasil: entre a solidariedade e o mercado. 2007. 351f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

MAUSS, M . Ensaio sobre a Dádiva, In: Sociologie Antropologia, São Paulo: Cosac e Naify,

2003

ROUSTANG,G.2003.Volatilité ou pérennité des innovations sociales de I’economie solidarie.In 3.Rencontres du Réseau Interuniversitaire d’Economie sociale et solidarie Toulosse Le Miral,5/03/03/10p.

SABOURIN E. Multifuncionalidade e relações não mercantis: manejo de recursos naturais no Nordeste. Cadernos do CRH, v 23, N° 58, jan/ abr 2010, pp 5-18, Salvador 2010a.

SINGER P.2002.Introdução à Economia Solidária. São Paulo, Perseu Abramo,127p.

SINGER P 2005.Singer P 2005 Políticas públicas de economia solidária in Mesa Redonda 19 “ Dimensões sociais das políticas de inovação ”28/10/05 ”29º Encontro Anual da Anpocs, Caxambu, outubro de 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-08

Como Citar

Duarte, S. D., Duarte, F. dos S. D., & Lima, C. M. D. de. (2018). A economia solidária e a solidariedade: a via cooperativa em debate. Diversitas Journal, 3(3), 812–827. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.691

Edição

Seção

Dossiê Temático - Dinâmicas Territoriais e Cultura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>