Memórias da comunidade: da construção cultural ao desenvolvimento territorial

Autores

  • Ludmilla Maria Lima Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Maria Jaciara da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Conceição Maria Dias de Lima Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0003-1527-0727

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.688

Resumo

O presente trabalho consiste em um estudo sobre a Comunidade Quilombola Pau d’Arco, onde os principais aspectos apontados dizem respeito à construção da identidade cultura e da memória dos moradores como elemento contributivo para a identidade. O principal objetivo da pesquisa consiste em compreender qual o papel da memória na construção da história da Comunidade Pau d’Arco enquanto Comunidade Remanescente de Quilombo. Como metodologia, além da pesquisa bibliográfica e documental o estudo substancia-se em pesquisa de campo realizada na comunidade desenvolvida por meio de instrumentos variados. Todos os passos da pesquisa seguem criteriosamente as orientações estabelecidas pela Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde quanto à realização de pesquisas com seres humanos, assim como todos os procedimentos pré-estabelecidos pela Plataforma Brasil para submissão de tais pesquisas. O estudo, que ainda esta em andamento, delineou outros tantos caminhos, e tem sido financiado integralmente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), fazendo parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida dentro do Programa de pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (PRODIC) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).  A importância deste trabalho concentra-se no fato de buscar elucidar a história das comunidades quilombolas e repercutir sua relevância sócio-cultural para toda a sociedade brasileira em diferentes contextos. Ainda em seu desenvolvimento foi possível apontar a memória dos moradores como elemento sinequa non para a constituição atual da comunidade enquanto Comunidade Remanescente de Quilombo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ludmilla Maria Lima Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Assistente Social CRESS 5038/AL. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura - ProDiC/UNEAL.

Maria Jaciara da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada em Zootecnia da UNEAL

Conceição Maria Dias de Lima, Universidade Estadual de Alagoas

Doutora em Sociologia pela UFPE. Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura – ProDiC/UNEAL

Referências

BENEDICT, Ruth. Padrões de Cultura. Petrópolis : Vozes, 2013.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Tradução de Myriam Ávila. Belo Horizonte: Editora UFMA, 1998.

FOUCAULT, Michael. As Palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michael. A Arqueologia do Saber. 7ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

_______. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. [Tradução de Laurent Léon Schaffter]. São Paulo: Vértice, 1990.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós –modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

______. Notas sobre a Desconstrução do “Popular”. In.: Da Diáspora: identidades e mediações culturais. LoviSovik (org); trad. Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

RIBEIRO, Matilde. Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil (1986-2010). Rio de Janeiro: Garamond, 2014.

SOUZA, Lizete Quelha de. Pensamento de Foucault e memória social: entre diferentes modos de subjetivação e possíveis resistências. Tese (Doutorado em Memória Social). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

Downloads

Publicado

2018-12-08

Como Citar

Santos, L. M. L., Silva, M. J. da, & Lima, C. M. D. de. (2018). Memórias da comunidade: da construção cultural ao desenvolvimento territorial. Diversitas Journal, 3(3), 877–888. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.688

Edição

Seção

Dossiê Temático - Dinâmicas Territoriais e Cultura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>