O cooperativismo e caprinocultura como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar

Autores

  • Risoneide Pereira Nunes Universidade Estadual de Alagoas
  • Maria Jaciara da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Betilde Matos Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Cristiano Miguel Pontes Pereira Universidade Estadual de Alagoas
  • Conceição Maria Dias de Lima Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0003-1527-0727

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.684

Resumo

O cooperativismo surge como proposta para viabilizar a geração de oportunidades para a organização da produção familiar, sendo um dos caminhos para o fortalecimento da agricultura familiar. O estudo tem por finalidade mostrar o papel do cooperativismo no fortalecimento da tradição da caprinocultura no Semiárido alagoano, por meio da Cooperativa de Mulheres da Agricultura Familiar do Sertão Alagoana LTDA (Natu Capri), em Maravilha, Alagoas. A pesquisa foi realizada a partir de um método de investigação qualitativa – o estudo de caso. A coleta de dados foi feita através de roteiro de entrevistas semiestruturado, registro por meio digital através de fotos e gravação. Posteriormente foi realizada a tabulação e análise dos dados. Trata-se de um grupo de mulheres com originalidades provenientes dos espaças rurais, que tem um convivo diária com a rotina da roça. Algumas dessas mulheres estão na cooperativa desde fundação da associação e apresentam um nível de escolaridade bem diversificado. As mulheres desenvolvem atividades domésticas e na agricultura. Durante o estudo foi possível participar do processo de produção que começa a partir da chegada do leite na cooperativa. Os sabonetes artesanais à base do leite de cabra produzido pela cooperativa, além de ricos em vitaminas e hidratantes, possuem propriedades rejuvenescedoras e calmantes entre medicinais e aromáticos. A comercialização é realizada porta-a-porta, em  feiras e eventos de empreendedores e redes sociais. É bastante conhecido no comércio e cidades adjacentes. Também atende por encomendas nas cidades vizinhas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Risoneide Pereira Nunes, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada em Zootecnia da UNEAL

Maria Jaciara da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada em Zootecnia da UNEAL

Betilde Matos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal da Paraíba

Cristiano Miguel Pontes Pereira, Universidade Estadual de Alagoas

Mestre pelo Programa em Dinâmicas Territoriais e cultura - PRODIC/UNEAL. Especialização em Desenvolvimento Regional pela UNEAL. Graduação em Serviço Social pela UFAL

Conceição Maria Dias de Lima, Universidade Estadual de Alagoas

Doutora em Sociologia pela UFPE. Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura – ProDiC/UNEAL

Referências

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (orgs) (2006). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED.

EMBRAPA. (2016) Estudo aponta tendências para caprinocultura e ovinocultura nos cenários nacional e internacional. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/8698648/estudo-aponta-tendencias-para-caprinocultura-e-ovinocultura-nos-cenarios-nacional-e-internacional.Acesso em: 21/ 02/2017.

LIMA, C. M. D. de. (2012). Cooperativa e desenvolvimento territorial: o caso da cooperativa de Pindorama –Alagoas –Recife: Ed. universitária da UFPE; Alagoas: UNEAL.

PIRES, Ma. L. L. e. S. AMORIM, J. B. B. ALBUQUERQUE, P. A. T. S. DE. JUSTE, Y. P. V. (2009). Cooperativismo, agricultura familiar e redes sociais na reconfiguração dos espaços rurais. Disponível em: www.sbsociologia.com.br/portal/index. php?option. Acesso em: 20/02/2017.

PIRES, M. L. L. e. S MARTÍNEZ, I. B. (2002). Cooperativas e revitalizações dos espaços rurais: uma perspectiva empresarial e associativa. Disponível em: https://seer.sct.embrapa.br/index.php/cct/article/view/8797. Acesso em: 28/02/2017.

SOUZA, B; SILVA, E. M. N. de. SILVA, G. de. A. de. (2010). Avaliação da adaptabilidade de caprinos ao semiárido. [S.l.; s.n.], 2010. Disponível em: < http://www.infobibos.com/Artigos/2010_4/adaptabilidade/>. Acesso em: 14/06/2013.

Downloads

Publicado

2018-12-08

Como Citar

Nunes, R. P., Silva, M. J. da, Silva, B. M., Pereira, C. M. P., & Lima, C. M. D. de. (2018). O cooperativismo e caprinocultura como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar. Diversitas Journal, 3(3), 901–908. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.684

Edição

Seção

Dossiê Temático - Dinâmicas Territoriais e Cultura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>