A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”

Autores

  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.620

Resumo

Diante da necessidade da prática pedagógica para promover a informação, o ambiente escolar ver-se obrigado a adotar novas didáticas, assim o rádio entra em foco, como um artefato inovador para atingir o lúdico, a interação e a aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho discorre desde a função do rádio, o processo histórico pelo qual o mesmo passou para se consolidar, assim como traz uma reflexão sobre programas infantis, educação e a educomunicação, o som e a formação de imagens, a relação entre a família, escola e sociedade e a promoção da diversidade, acessibilidade e a cidadania. A metodologia efetivou-se a partir dos estudos realizados com determinadas literaturas afins, idas a campo em algumas escolas do município de Canhotinho e Garanhuns para coletar os dados quanti-qualitativos para a sistematização dos resultados e discussões apresentados ao longo deste processo. Assim, com este trabalho avaliou-se um programa radiofônico infantil como ferramenta pedagógica para a educação não formal da educação infantil, com a participação de alguns colaboradores essenciais para o desenvolvimento do mesmo, sinalizando a importância de programa para crianças.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal Rural de Pernambuco

EDUCAÇÃO

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Publicado

2018-12-07

Como Citar

Melo, M. A. V. de. (2018). A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”. Diversitas Journal, 3(3), 696–725. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.620

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