Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano

Autores

  • Anderson Soares de Almeida Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL.
  • Aldenir Feitosa dos Santos Universidade Estadual de Alagoas e Cesmac

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.591

Resumo

RESUMO: O campo educacional tem direcionado seus olhos para um ensino que integra a contextualização do tema cotidiano em aulas teóricas e práticas de química, a fim de propiciar um aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na formação de um cidadão. A presente pesquisa visou à aquisição de aulas práticas-teóricas de química num contexto cotidiano como proposta metodológica para alunos do ensino médio. Foram elaboradas aulas de química com assuntos de difícil compreensão para os discentes contextualizando com fatos do cotidiano e práticas de química, estas aulas práticas-teóricas foram aplicadas para alunos da rede estadual da cidade de Arapiraca-AL. Observou-se que as aulas estimularam os discentes de forma significativa, pois antes da aula o percentual de acertos dos questionários aplicados tinha sido de apenas 19,43% e após a frequência de acertos passou para 70,14%. Diante disso, ressalta-se que as aulas num contexto do cotidiano associada à prática e teoria, motivam os discentes e corroboram com o processo de ensino-aprendizagem que fundamenta sua formação.  

 

Palavras-chave: Ensino; Práticas de química; Cotidiano.

 

 

ABSTRACT: The educational field has directed its eyes towards a teaching that integrates the contextualization of the daily theme in theoretical classes and practices of chemistry, in order to provide an improvement of the teaching-learning process in the formation of a citizen. The present research aimed at the acquisition of theoretical-practical classes of chemistry in a daily context as a methodological proposal for high school students. Chemistry classes were elaborated with subjects that were difficult to understand for the students contextualizing with daily facts and practices of chemistry, these practical-theoretical classes were applied to students of the state network of the city of Arapiraca-AL. It was observed that the classes stimulated the students significantly, because before the lesson the percentage of correct answers of the questionnaires applied was only 19.43% and after the frequency of correct answers passed to 70.14%. Facing this, it is emphasized that the classes in a context of daily life associated with practice and theory, motivate the students and corroborate with the teaching-learning process that underlies their formation.

 

Keywords: Teaching; Chemistry practices; Daily.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Soares de Almeida, Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL.

Graduando em Licenciatura em Química.Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-FAPEAL. Linha de pesquisa fitoquímica.

Aldenir Feitosa dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas e Cesmac

Pós-doutorado em Compostoa bioativos

Doutorado em Química

Referências

DA SILVA, Cleberson Souza; CLEMENTE, Alan Dumont; PIRES, Diego Arantes Teixeira. Uso da experimentação no Ensino de Química como metodologia facilitadora do processo de ensinar e aprender. Revista CTS IFG Luziânia, v. 1, n. 1, 2015.

DOS SANTOS, Jhonathan Batista Corrêa et al. O ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ESTADUAL EM LAGES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA (2014), DOS PROFESSORES E DAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS. Revista UNIPLAC, v. 5, n. 1, 2017.

DE QUADROS, Ana Luiza et al. A Contribuição do Estágio no Entendimento do Papel do Professor de Química. Educação & Realidade, v. 41, n. 3, 2016.

FINO, Carlos Manuel Nogueira. Inovação pedagógica e ortodoxia curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, p. 13-22, 2016.

MIRANDA, Mayara de Souza; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro; SUART, Rita de Cássia. PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. 3, p. 555-583, 2015.

SANTOS, P. T. A. et al. Lixo e reciclagem como tema motivador no ensino de química. Eclética Química Journal, v. 36, n. 1, p. 78-92, 2017.

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Almeida, A. S. de, & Santos, A. F. dos. (2018). Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano. Diversitas Journal, 3(1), 144–156. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.591

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>