O campesinato como modo de vida: a produção camponesa no povoado Serrote Grande, Craíbas/AL

Autores

  • Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama
  • Cirlene Jeane Santos e Santos Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.532

Resumo

O presente artigo tem como tema central, “O Campesinato como modo de vida: Análise da Produção camponesa no Povoado Serrote Grande, Craíbas/AL”. Nesse sentido, irá discutir como se dá o modo de vida dos camponeses residentes na comunidade, bem como as relações de produção estabelecidas no campo. Serão apresentados os elementos estruturais do campesinato, bem como a discussão relacionada à subordinação desse modo de vida ao capital. Os objetivos pautam-se na análise de como se dá a produção camponesa, organização do espaço geográfico, bem como as relações de produção estabelecidas no povoado Serrote Grande, levando em consideração o modo de vida camponês da comunidade. A pesquisa se realizará por meio de levantamento bibliográfico referente à temática proposta, visita técnica exploratória de campo e construção de um acervo iconográfico. Portanto, serão utilizados procedimentos práticos e teóricos, com a finalidade de obter dados para o embasamento da pesquisa aqui apresentada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cirlene Jeane Santos e Santos, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2000), graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: território, assentamentos rurais, luta pela terra, políticas públicas e reforma agrária. É Editora-chefe da Revista Reflexões e Práticas Geográficas. 

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão. Ed. Hucitec. 2°ed. São Paulo. Campinas, 1998.

BOMBARDI, Larissa Mies. O Bairro reforma agrária e o processo de territorialização camponesa. São Paulo: Annablume, 2004. 365 p.

COSTA, M. V. Uma Agenda para Jovens Pesquisadores. In: COSTA, M. V. (orgs). 8vCaminhos Investigativos II: Outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação Rio de Janeiro: DP & A, 2005.

MARTINS, José de Souza. Expropriação & Violência: A questão politica no campo. Hucitec, São Paulo, 1980.

OLIVEIRA, A. U. de. A agricultura camponesa no Brasil. 3 ed. São Paulo: Contexto, 1997. (Coleção Primeiros Passos),

OLIVEIRA, A. U. de. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. Cap. 5. São Paulo: Labur Edições, 2007.

PLOEG, Jan Douwe Vander. O modo de produção camponês revisitado. Disponível em:<http://www.jandouwevanderploeg.com/PORT/doc/diversidade_O_modo_de_prod.pdf.Acesso> em 28 de Abril de 2017.

ROSA, Wagner José. O campesinato como modo de vida. Revista Trilhas da História. Três lagoas, v. 1, n°2 Jan-Jun. 2012. p. 98-107.

SANTOS, José Vicente Tavares dos. A Reprodução subordinada do Campesinato. In: Ensaios FEE, Porto Alegre, 2 (2): 109 – 117, 1981.

SILVA, Arlete Mendes da. INÁCIO, Jaqueline Barros. Modo de vida camponês na contemporaneidade. In: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária. UFU. ISSN: 1983 – 487. 2012.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Gama, L. T. S. de A., & Santos, C. J. S. e. (2017). O campesinato como modo de vida: a produção camponesa no povoado Serrote Grande, Craíbas/AL. Diversitas Journal, 2(2), 267–278. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.532

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>