Aula de geografia: um olhar a partir do estágio supervisionado do curso de Geografia – IFPE

Autores

  • David Roney Vieira Palmeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
  • Josafá Henrique Gomes

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.507

Resumo

O estágio supervisionado é um momento oportuno para que o acadêmico faça as suas percepções sobre a escola, sobre os alunos e, especialmente, sobre a prática docente. O presente artigo, fundamentado em Kimura (2010), Luckesi (2011), Carlos (2012), Ramos (2012) e nos PCNs de Geografia (1997), visa relatar e discutir uma experiência vivida através da disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de licenciatura em Geografia – IFPE EaD. Trata sobre as turmas observadas na instituição. Discute também o desempenho, práticas e procedimentos metodológicos da professora supervisora bem como a ausência de alternativas didáticas nas aulas observadas por causa do uso excessivo do livro didático. Ao término é realizada uma breve avaliação da turma do 6º Ano “D”, onde aconteceram quatro aulas práticas. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

David Roney Vieira Palmeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Licenciando em Geografia, pelo IFPE.

Referências

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRAS, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1997. 166 p.

CARLOS, Ana Fani A. (org.). A geografia na sala de aula. 9. ed., 1ª reimpr., São Paulo: Contexto, 2012.

DESSEN, M. A; POLONIA, A. C. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, Paidéia, 17(36), p. 21-32, 2007.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Organização Acadêmica Institucional. Disponível em <http://www.ifpe.edu.br/campus/ipojuca/o-campus/documentos/organizacao-academica-institucional.pdf>. Acessado em 12 mar. 2016.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. 2. ed. – São Paulo: Contexto, 2010.

LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PASSINI, Elza Yasuko et. al. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2013.

PILETTI, Nelson. Psicologia educacional. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2004.

RAMOS, Marta Gonçalves da Silva. A importância dos recursos didáticos para o ensino da geografia no ensino fundamental nas séries finais. Monografia (Licenciatura), Universidade de Brasília, Departamento de Geografia - Santa Maria - DF, 2012.

SILVA, Felipe Akauan da et. al. Materiais didáticos: alternativas à prática de Geografia. Anais XIV Encontro Nacional de Geógrafos – ENG, Porto Alegre/RS, 2010. Disponível em . Acesso em 30 mai. 2016.

Downloads

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Palmeira, D. R. V., & Gomes, J. H. (2017). Aula de geografia: um olhar a partir do estágio supervisionado do curso de Geografia – IFPE. Diversitas Journal, 2(2), 330–337. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.507