Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/AL

Autores

  • Ívia Rejane Ferreira Silva
  • Ricardo Santos de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.506

Resumo

RESUMO: Pensando o Estágio Curricular Supervisionado e o quanto ele é importante para a formação em licenciatura e para a prática docente no ensino de Geografia. O presente artigo se propõe a discutir a importância do Estágio Curricular Supervisionado, na formação do licenciando, futuro professor de Geografia. Este processo de aprendizagem permite ao licenciando desenvolver a inter-relação entre o conhecimento teórico adquirido durante a formação acadêmica e a prática.  O estágio supervisionado proporciona ao licenciando o domínio sobre a teoria apreendia durante toda a formação acadêmica e a prática iniciada a partir do momento do Estágio, experiência capaz de promover o desenvolvimento profissional do licenciando. A metodologia foi baseada no Estágio Curricular Supervisionado de Regência realizado na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz. Utilizou-se as contribuições de Elsa Yasuko Passini, Suellen Silva Pereira, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, e Izabel Cristina Scalabrin, que foram fundamentais para a construção deste artigo. Em suma, o Estágio Supervisionado dá ao futuro professor noções do dia a dia da sala de aula, possibilitando ao mesmo aprender a lidar com as dificuldades diárias e também a conseguir seu objetivo maior, que é a promoção da aprendizagem. A prática do Estágio amplia, ainda, o entendimento sobre o meio em que o licenciando vai ser inserido, além de ir vivenciando as responsabilidades da profissão de professor. 

PALAVRAS CHAVE: Estágio Supervisionado; Prática Docente; Ensino de Geografia. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

PASSINI, Elsa Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra T. (Org.) Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. 1 reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.

PEREIRA, Suellen Silva. Recursos Mediáticos e Geografia Escolar: propostas metodológicas em busca da renovação no ensino. GeoUERJ. ano 15, n. 24, v. 2, 2º semestre de 2013.

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Exercício docente na escola: relações sociais, hierarquias e espaço escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.3, p. 557-569, set./dez. 2008.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista UNAR. Disponível em: <http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_estagio.pdf>. Acesso em: 21 de set. 2016.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Silva, Ívia R. F., & Almeida, R. S. de. (2017). Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/AL. Diversitas Journal, 2(2), 338–348. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.506

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>