Poesia dos números: uma proposta interdisciplinar

Autores

  • José Erlandson Kaique Lima dos Santos Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.424

Resumo

RESUMO: Atualmente o ensino de matemática, por muitas vezes, é transmitido de forma desarticulada com a realidade do aluno fazendo com que esse goste mais de disciplina A ou B. A partir desta visão observou-se que é necessária uma inter-relação entre as diversas disciplinas ofertadas durante a vida escolar do discente para que ele tenha uma vivencia mais ampla sobre as áreas do conhecimento. Objetivou-se com este artigo relatar a proposta que foi ofertada em uma oficina intitulada: Poesia dos Números apresentada no I Seminário de Letras do PROESP/UNEAL no dia 02 de novembro do corrente ano e propor uma reflexão, sugestão e avaliação interdisciplinar para a integração entre Linguagem e Número. Então foi relatado a experiência que os graduandos em Letras do Programa Especial para Formação de Servidores Públicos da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL tiveram durante suas participações na proposta. Foi desenvolvida da seguinte forma: Um debate inicial sobre o que é Matemática e Literatura? Seguida da apresentação de todo o referencial teórico sobre o tema em questão, e por fim a proposta para elaboração de atividades envolvendo textos literários, nas quais deveriam retirar conteúdos de cunho matemático, firmando assim uma congruência e quebrando desta forma um tabu de distinção entre essas duas disciplinas. Autores como GRANDO (2004), CARVALHO (1992), BRASIL (2002) e outros autores fundamentaram os conhecimentos teóricos.

 

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino de Matemática, Literatura.

 

 

ABSTRACT: Nowadays, mathematics teaching is often transmitted in a disjointed way with the student's reality, making him like discipline A or B. From this view it was observed that an interrelation between the different disciplines is necessary Offered during the school life of the student so that he has a broader experience on the areas of knowledge. The objective of this article was to report the proposal that was offered in a workshop entitled: Poetry of Numbers presented at the 1st Seminar of Letters of PROESP / UNEAL on November 2 of the current year and propose a reflection, suggestion and interdisciplinary evaluation for the integration Between Language and Number. Then it was reported the experience that graduates in Letters of the Special Program for Training of Public Servants of the State University of Alagoas - UNEAL had during their participation in the proposal. It was developed as follows: An initial discussion about what Mathematics and Literature is? Following the presentation of all the theoretical reference on the subject in question, and finally the proposal to elaborate activities involving literary texts, in which they should remove mathematical content, thus establishing a congruence and thus breaking a taboo of distinction between these Two disciplines. Authors such as GRANDO (2004), CARVALHO (1992), BRASIL (2002) and other authors based their theoretical knowledge.

 

Keywords: Interdisciplinarity, Mathematics Teaching, Literature.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Erlandson Kaique Lima dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Professor de Matemática da Rede Privada de Ensino.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002a.

CARVALHO. Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino da Matemática. 2ed. , São Paulo: Cortez, 1994.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 13° Edição. Campinas: Papirus Editora. 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004. Coleção Pedagogia e Educação.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Santos, J. E. K. L. dos. (2017). Poesia dos números: uma proposta interdisciplinar. Diversitas Journal, 2(1), 171–177. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.424