O processo de ensino aprendizagem da matemática: uma análise do aluno

Autores

  • José Erlandson Kaique Lima dos Santos Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • Gêrlan Cardoso da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.423

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as possíveis causas das dificuldades no processo de Ensino Aprendizagem da Matemática na visão dos alunos de uma escola Estadual do Município de Arapiraca/AL. Através do ponto de vista desses, pois acreditamos que é na interação que as relações sociais tornam-se concreta. Então está pesquisa busca observar e confrontar as causas do não aprendizado na Matemática na visão dos estudantes. Em primeiro momento, aplicamos alguns questionários em sala de aula para os alunos onde estes responderam perguntas relativas às dificuldades no processo de ensino aprendizagem, sobre as abordagens metodológicas do professor e suas causa de não gostar da disciplina. No segundo momento analisamos os dados para depois confrontamos os resultados e enfim apresentaremos as respostas, em gráfico, para chegar a uma conclusão sobre o(s) fatore (s) que impedem uma efetiva aprendizagem da Matemática em sala de aula. Autores como FREIRE (1988), CHALITA (2001), COTRIM (1987), e outros fundamentaram esta pesquisa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Erlandson Kaique Lima dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Professor de Matemática da Rede Privada de Ensino.

Referências

BLIKSTEIN, Izidoro. Kaspar Hauser ou a fabricação da realidade. São Paulo: Cultrix, 1990.p.11-64.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 6º ed. São Paulo: Gente, 2001.

COTRIM, Sérgio P. de Queiroz. Contato imediato com pesquisa de propaganda. São Paulo: Global, 1987.

FREIRE, Paulo. Criando Métodos de Pesquisas Alternativas aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In Pesquisa Participante. Org. Carlos Rodrigues Brandão. São Paulo, Brasiliense, 1988, p. 35.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Santos, J. E. K. L. dos, & Silva, G. C. da. (2016). O processo de ensino aprendizagem da matemática: uma análise do aluno. Diversitas Journal, 1(3), 361–365. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.423