O processo de ensino aprendizagem de língua inglesa: através das tecnologias digitais de informação e comunicação

Autores

  • Gerlan Cardoso da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.422

Resumo

O Ensino tem passado por diversas transformações e é indispensavél, atualmente, negar o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação, ou TIC, no cenário social e, assim, do dia a dia dos nossos alunos, na educação. Então este artigo vem com objetivo de apresentar algumas propostas de atividades com o uso de tecnologias nas aulas de inglês com o intuito de refletir acerca da importância do uso das TIC no contexto atual para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna. A tecnológia é uma das ferramentas mais eficientes, atualmente, no que se diz respeito a informação e comunicação na educação, no entanto por falta de informação, conhecimento, e até mesmo formação do professor em relação as novas tecnologias acabam-se sendo rejeitadas e criticadas por muitos. Contudo quando possui o conhecimento o docente poderá realizar diversas abordagens pedagógicas em suas aulas com está ferramenta. Desde atividades Gramática-Tradução (Método Direto) à Sócio Comunicativa (abordagem Comunicativa) para ter um melhor resultado no processo de ensino-aprendizagem. Alguns autores como: BRASIL (1998); MORAES (1996); MARQUES (2003); VYGOTSKY (2001) e outros fundamentaram os pressupostos téoricos e metódologicos desta pesquisa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gerlan Cardoso da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Professor de Língua Inglesa e Portuguesa da rede Pública e Privada.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: introdução aos parâmetros nacionais. MEC, Brasília, 1998.

BRASIL.Lei nº 9.394 – 20 dez. 1996, Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) Belo Horizonte: UFMG,1997.

CHAVES, Eduardo O. C. O uso dos computadores nas escolas: fundamentos e críticas. Disponível em: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/wq1/local/ec_scipione.htm. Acesso em: 20/06/2015.

DEMO, Pedro. Professor/conhecimento. Brasília: Unb, 2001. Disponível em: http://www.omep.org.br/artigos/conferencias/03pdf. Acesso em: 20/06/2015.

MARQUES, Mário Osório. A formação do profissional da educação. 4. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2003.

MICKLETHWAIT, John; WOOLDRIDGE, Adrian. O Futuro perfeito. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. In:______. Em aberto. Brasília: MEC, ano 16, n. 70, abr/jun, 1996. p. 57-69.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

da Silva, G. C. (2016). O processo de ensino aprendizagem de língua inglesa: através das tecnologias digitais de informação e comunicação. Diversitas Journal, 1(3), 366–370. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.422