O processo ensino de Língua Portuguesa através dos gêneros textuais matemáticos

Autores

  • Gerlan Cardoso da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.421

Resumo

Os gêneros textuais estão presentes no nosso dia a dia e fazem parte de toda a ação comunicativa de um indivíduo, seja ela, por meio escrito ou oral. Este artigo tem por objetivo demonstrar a experiência de uma oficina denominada: Gêneros Textuais e Matemática que foi apresentada no I Seminário de Letras do PROESP/UNEAL, no dia 25 de setembro do corrente ano, que teve como proposta integrar o ensino de Língua Portuguesa mediado por gêneros textuais através da Matemática. Essa oficina foi uma intervenção interdisciplinar para mostrar como essas disciplinas estão ligadas, relacionadas praticamente em todos os momentos e assuntos, também como os gêneros textuais podem interligar essas duas áreas tidas como distintas e separadas. No início da oficina foi apresentada a parte teórica sobre o que são gêneros textuais e suas classificações. Em seguida mostrada algumas atividades com gêneros textuais de tipo matemático e como utilizá-los na disciplina de Língua Portuguesa e para finalizar foi entregue algumas atividades para os participantes fazerem essa interação interdisciplinar. Alguns autores como; BRASIL (1998), BAKHTIN (2000), MARCUSCHI (2003) entre outros fundamentaram nosso referencial teórico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gerlan Cardoso da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Professor de Língua Inglesa e Portuguesa da Reda Pública e Privada.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

_____________. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In; Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2003.

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

Silva, G. C. da. (2016). O processo ensino de Língua Portuguesa através dos gêneros textuais matemáticos. Diversitas Journal, 1(2), 240–243. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.421