O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros

Autores

  • Reynaldo Daivyd Lopes da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Maria Sônia Moura dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Maria Camila Nunes da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Izabelly Alves Lopes Universidade Estadual de Alagoas
  • Ana Paula Nunes Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudionor de Oliveira Silva Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.390

Resumo

RESUMO: Este artigo aborda a realidade do ensino público atualmente, discutida aqui em razão da existência de certos entraves nos avanços da educação. O objetivo principal foi discutir as atuais dificuldades que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa foi de caráter qualitativo com um embasamento teórico em leituras de escritores que discutem essa temática como Demo (2004), Trindade (Org.) (2007) e Libâneo (2007), e também buscando dados através de aplicações de questionários, aplicados aos professores e funcionários da escola. Os resultados obtidos apontam que os docentes estão buscando cada vez mais aperfeiçoar suas formações, para oferecer uma melhor qualidade de ensino. Porém existem entraves como a falta de recursos pedagógicos, livros que não trazem a realidade local dos alunos e piso salarial baixo que obriga os professores a terem uma carga horária extensa, e isto dificulta o planejamento das aulas. Conclui-se que, apesar desses profissionais buscarem por uma melhor formação em suas áreas de ensino, urge a necessidade de melhores condições de trabalho para a aplicação de um ensino mais eficaz e uma relevante valorização dessa profissão, que por sinal é estratégica para o desenvolvimento de qual quer país no mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, dificuldades, aperfeiçoar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos-ed. 16ª, Campinas, SP: Papirus, 1998. p.183.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da Educação. Petrópolis, 13º ed. Vozes, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25º. ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO. José Carlos,; OLIVEIRA, João Ferreira. (Org.). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2007.

MORALES, P. A relação professor-aluno o que é, como se faz. Edições Loyola. São Paulo, Brasil, 1999.

MOREIRA, Ruy. O que é geografia. São Paulo: Brasiliense, reimpr. da 14ª ed de 1994, 2007.

PERRENOUD, Fhilippe; PAGUAY, Leopold. (Org.). Formando professores profissionais Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre, Ed. Artmed, 2001.

SILVA, Reynaldo Daivyd Lopes da Silva; et al. O ensino da geografia e a prática docente. In: 1º Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca, 1º ed. Arapiraca. Anais. Universidade Federal de Alagoas: UFAL, 2015. Disponível em: http://www.progep.ufal.br/seer/index.php/cipar/article/view/1993. Acesso em: 10/06/2015

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

TRINDADE, Gilmar Alves,; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira.(Org.). Discutindo geografia: doze razões para se (re) pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2007.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Lopes da Silva, R. D., Moura dos Santos, M. S., Nunes da Silva, M. C., Lopes, I. A., Nunes, A. P., & Silva, C. de O. (2016). O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros. Diversitas Journal, 1(3), 353–360. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.390

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>