Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula

Autores

  • Thais Patricia Paulino da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Maria Augusta da Silva Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
  • Lucineide Augusto da Silva Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL
  • Elayne Cristina Pereira dos Santos Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL
  • Edjane Melo Gomes Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
  • Salus Manoel Pessoa da Silva Secretaria Estadual de Educação-SEE

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.385

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de fazer reflexões sobre algumas questões que preocupam os profissionais contemporâneos de geografia acerca do ensino e estudo da cidade. Este trabalho propõe analisar o ensino da cidade na geografia escolar, tendo em vista que é importante a introdução da temática na sala de aula na apreensão do espaço geográfico. A metodologia aplicada vem embasada através de estudos bibliográficos em uma abordagem qualitativa acerca da forma como os professores trabalham o ensino da cidade nas aulas de geografia. Nessas perspectivas foi constatado que, dentro do ensino da geografia escolar, a cidade é abordada de forma reducionista e artificial devido aos recursos pedagógicos que não tratam e não incluem a cidade como referência constante de lugar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CAVALCANTI, Lana, S; A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 3ª edição; Campinas SP: papirus, 2008.

CAVALCANTI, Lana, S; A geografia e a realidade escolar contemporânea: Avanços, caminhos, alternativos. Anais do I seminário nacional: Currículo em movimento, perspectivas atuais; Belo Horizonte, 2010.

SANTANA, Antônia, N, C, ARAÚJO, Gilson, M de. A cidade na sala: Aula de geografia. Revista da casa de geografia de Sobra, v.6/7 p. 35-49, 2004/ 2005.

SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo, Hucitec, 1996.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Silva, T. P. P. da, Silva, M. A. da, Silva, L. A. da, Santos, E. C. P. dos, Gomes, E. M., & Silva, S. M. P. da. (2016). Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula. Diversitas Journal, 1(3), 347–352. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.385