Levantamento bibliográfico sobre o manejo da produção de cana-de-açúcar

Autores

  • Leandro Antonio de Oliveira Universidade Estadual de Alagoas
  • Juliete dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Maria Ediney Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.369

Resumo

O presente trabalho, refere-se a um levantamento bibliográfico destinado a analisar como se dar as produções de cunho acadêmico que possui como objeto principal estudar os sistemas de Manejo do Solo na produção de Cana de Açúcar. Desse modo, tal pesquisa constitui-se como ponto de partida para a realização de um estudo de caráter geográfico, através da seleção e avaliação de teses e dissertações, visto que a uma grande deficiência de material voltado a essa temática na referida ciência. Devido tal carência, as obras utilizadas como base para essa discussão são em sua maioria realizadas por agrônomos, logo, tem em sua essência uma linguagem muito técnica.  Assim, tais obras ressaltam a relação entre as técnicas de manejo de solo com a produtividade da cultura canavieira, mostrando a importância do preparo do solo. Pois, a partir do tipo de manejo aliado ao potencial pedológico resultaram em uma alta ou baixa produção. Para tal, fez-se necessária uma abordagem histórica da cultura no Brasil e posteriormente em Alagoas como forma de verificar o seu desenvolvimento e relevância para região.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Antonio de Oliveira, Universidade Estadual de Alagoas

GRADUANDO EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS, ATUANDO COM ATIVIDADES EXTENCIONISTA RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DOS TERRITORIOS DA CIDADANIA DO ESTADO DE ALAGOAS E PESQUISA RELACIONADA AO MANEJO DA PRODUÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR.

Juliete dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

GRADUADA EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. MONOGRAFIA APRESENTADA INTITULADA: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E PLANEJAMENTO URBANO - O CASO DO LAGO DA PERUCABA (ANTIGO AÇUDE DO DNOCS) NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA-AL. E POSSUI PESQUISAS REALIZADAS COM ENFASE DO MAPEAMENTO SOCIOAMBIENTAL DO ESTADO DE ALAGOAS.

Maria Ediney Ferreira da Silva

Doutoranda em Geografia pela Universidade de São Paulo-USP

Referências

ANDRADE, Manuel Correia de. Modernização e Pobreza: a expansão da agroindústria canavieira e seu impacto ecológico e social. São Paulo: Editora Unesp, 1994.

ANDRÉ, J. A. Sistemas de Preparo de Solo para Cana de Açúcar em Sucessão com Amendoim. Jaboticabal-SP, UNESP, 2009. 32p. (Dissertação de Mestrado em Agronomia).

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento de safra brasileira: Cana de Açúcar, V.1 – Safra 2014/2015, n.3 - Terceiro Levantamento, Brasília, p. 1-27, Dez. 2014. – Companhia Nacional de Abastecimento – Brasília: Conab 2014. Disponível em: http://www.conab.gov.br. Acesso em: 22 de Junho de 2015.

CURY, T. N. Biomassa radicular da cultura Cana de Açúcar em sistema convencional e plantio direto com e sem calcário. Campinas-SP, IAC, 2013. 110p. (Dissertação de Mestrado em Agricultura Tropical).

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA-EMBRAPA. Zoneamento agroecológico do Estado de Alagoas: Levantamento de reconhecimento de baixa e média intensidade dos Solos do Estado de Alagoas. Recife/PE: Embrapa Solos, 2012.

FONTANELA, E. Preparos e propriedades Físicas de um Solo Arenoso para Cana de Açúcar e Mandioca no Rio Grande do Sul. Santa Maria-RS, UFSM, 2012. 159p. (Tese de Doutorado em Ciências do Solo).

MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Pública, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 239-262, 2008.

OLIVEIRA FILHO, F. X. Análise espacial da Compactação do Solo em área cultivada com Cana de Açúcar. Mossoró-RN, UFERSA, 2014. 108p. (Tese de Doutorado em Agronomia).

RODRIGUES, L. D. A Cana de Açúcar Como Matéria Prima para a Produção de Biocombustíveis: Impactos Ambientais e o Zoneamento Agroecológico como Ferramenta para Mitigação. Juiz de Fora-MG, UFJF, 2010. 59p.

SILVA, A. J. N. Alterações Físicas e Químicas de um Argissolo Amarelo Coeso sob diferentes sistemas de Manejo com Cana de Açúcar. Porto Alegre-RS, UFRGS, 2003. 120p. (Tese de Doutorado em Ciências do Solo).

SILVA, V. R. da. Propriedades físicas e hídricas em solos sob diferentes estados de compactação. Santa Maria-RS, UFSM, 2003. 171p. (Tese de Doutorado em Agronomia).

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

Oliveira, L. A. de, Santos, J. dos, & Silva, M. E. F. da. (2016). Levantamento bibliográfico sobre o manejo da produção de cana-de-açúcar. Diversitas Journal, 1(2), 140–147. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.369

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)