Transposição do rio São Francisco: causas e consequências de um projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.368

Resumo

RESUMO

            A transposição do rio São Francisco constitui um projeto de integração de sua bacia hidrográfica com as do Nordeste Setentrional, envolvendo os estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco em um processo de sinergia hídrica, beneficiando a irrigação através de canais, atingindo dois eixos da região nordestina; O eixo norte que atinge as cidades de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará; E, o eixo Leste que abrange regiões do agreste Pernambucano e Paraíba. O conhecimento da situação na região nordestina conduz à compreensão da baixa pluviosidade e da importância do rio São Francisco, surgindo contradições sociais em torno de sua transposição, haja visto os impactos ambientais surgidos e respaldos em aspectos sociais. Surge assim, a gestão ambiental da região semi-árida norteada em parâmetros sociais, políticos e econômicos debatidos em seminários e assembléias populares, entre os que conhecem a bacia do rio São Francisco e as  consequências de sua transposição em seus eixos fixados no projeto. Esta transposição propõe o abastecimento hídrico de cidades que sofrem consequências de estiagens, entretanto os entraves marcados por consequência de uma infra-estrutura incompatível com a estrutura física regional, geram conflitos sociais em torno da estabilização da quantidade e qualidade da água advindas da transposição, sendo refletida na vazão do rio que em alguns pontos chega a ser insuficiente. Diante este quadro sócio-ambiental, surgem debates na organização de políticas governamentais, diante planos e estratégias para garantir o desempenho da obra.

PALAVRAS CHAVE : Disponibilidade hídrica, Controvérsias, Sustentabilidade

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Goretti Sabino Cordeiro, INSTITUTO FEDERAL DO CEARA

PROFESSORA DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

Referências

REFERÊNCIAS

BRAGA,B.et al- Introdução à Engenharia Ambiental- 2ª Ed, São Paulo- Pearson Prentice Hall,2005

LEITE,C.E.-potencial de água subterrânea do nordeste,Simpósio sobre captação de água de chuva no semi-árido brasileiro-Petrolina-2000.

REBOUÇAS,A.C.- o potencial de água do semi-árido brasileiro: perspectivas do uso eficiente. Disponível em http://www.fundaj.gov.br.Acesso em :10/07/2008.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Cordeiro, M. G. S. (2017). Transposição do rio São Francisco: causas e consequências de um projeto. Diversitas Journal, 2(1), 91–96. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.368

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas