A construção social do mundo rural pelos jovens rurais da comunidade do São Félix

Autores

  • Danielle Tavares Silva Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Santana do Ipanema
  • Francisco Carlos de Lucena
  • Julia Caroline dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.337

Resumo

A pesquisa foi realizada na comunidade rural do São Félix, em Santana do Ipanema/AL. O projeto de pesquisa teve como objetivo geral explicar como os jovens rurais migrantes e não migrantes representam socialmente o mundo rural. Utilizamos a técnica da entrevista não estruturada e a etnografia. Foram realizadas quatorze entrevistas com jovens e duas com lideranças locais. Do total dos entrevistados, nove são do sexo feminino e não migrantes. E cinco do sexo masculino e migrantes. O lugar das relações familiares é um dos significados positivos atribuídos pelos jovens ao campo. A zona rural é valorizada também como um espaço tranquilo e de contato com a natureza. Vale destacar que as dificuldades do mundo rural foram enfatizadas através da referência aos obstáculos criados pela distância da cidade, pela educação fragilizada e pela falta de emprego. Nesse contexto a migração orienta-se pela busca de emprego para conseguir a independência em relação aos pais e ajudar a família. Destacamos ainda que a saída dos jovens para as cidades fortalece o seu status social perante a comunidade. Em síntese, os jovens percebem o mundo rural como lugar bom para morar e precário em relação às possibilidades de realização dos seus projetos de vida.

PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar, juventude, migração.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a temática social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Nº 6, p.25-36, Set/Out/Nov/Dez, 1997.

BOURDIEU, Pierre. A “juventude” é apenas uma palavra. In: _______Questões de sociologia. Rio de janeiro: Marco zero. P112-121, 1983.

CARNEIRO, Maria José & CASTRO, Elisa G. de. Juventude rural em perspectiva. RJ: Mauad X, 2007.

__________. “Rural” como categoria de pensamento. Revista Ruris. v.2, n° 1, p.9-37, 2008.

CASTRO, Elisa Guaraná, de. Entre ficar e sair: Uma etnografia da construção social da categoria jovem rural. Rio de Janeiro- UFRJ-PPGAS: Tese de Doutorado, 2005.

MENEZES, Marilda Aparecida de. Migrações: uma experiência histórica do campesinato do Nordestes. In: GODOI, EmiliaPietrafesa de; MENEZES, Marilda Aparecida de; MARIN, Rosa Acevedo (Org.). Diversidade do campesinato: expressões e categorias, v.2. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

PAIS, Machado José. A construção sociologia da juventude: alguns atributos. Análise social. v.XXV, p139-165, 1990.

RICHARDON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Altas, 2008.

WANDERLEY, Maria de N. B. Jovens rurais de pequenos munícipios de Pernambuco; que sonhos para o futuro. In: CARNEIRO Maria José & CASTRO, Elisa G. de (Org.). Juventude rural em perspectiva. RJ: Mauad X, 2007.

WANDERLEY, Maria de N. B. O mundo rural como um espaço rural. Reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009.

WANDERLEY, Maria de N. B; FAVARETO, Arilson. A singularidade do rural brasileiro: implicações para as tipologias territoriais e a elaboração de políticas públicas. In.: MIRANDA, Carlos; SILVA, Heitel. (org.). Concepções da ruralidade contemporânea: as singularidades brasileiras. IICA; Brasília, 2013.

WEISHEIMER, Nilson. A situação juvenil na agricultura familiar. Porto Alegre - UFRGS-PPS. Tese de doutorado, 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

Silva, D. T., Lucena, F. C. de, & Santos, J. C. dos. (2016). A construção social do mundo rural pelos jovens rurais da comunidade do São Félix. Diversitas Journal, 1(2), 182–191. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.337

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas