Meliponicultura como alternativa de preservação das matas nativas de Santana do Ipanema - AL

Autores

  • Dijací Nogueira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL
  • José Crisólogo de Sales Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.315

Resumo

Para Magalhães (2009), pesquisas arqueológicas mostram que as abelhas sociais já produziam e estocavam mel há 20 milhões de anos, antes mesmo do surgimento do homem na Terra, que só ocorreu poucos milhões de anos atrás. Em 1851, o Reverendo Lorenzo Lorraine Langstroth verificou que as abelhas depositavam própolis em qualquer espaço inferior a 4,7 mm e construíam favos em espaços superiores a 9,5 mm. A medida entre esses dois espaços Langstroth chamou de "espaço abelha", que é o menor espaço livre existente no interior da colméia e por onde podem passar duas abelhas ao mesmo tempo. E assim iniciou o desenvolvimento dessa atividade. A meliponicultura é a criação racional de abelhas sem ferrão. O meliponário é o local onde se instalam as caixas para criação de abelhas sem ferrão. O meliponicultor é aquele que se dedica à criação de abelhas sem ferrão (NASCIMENTO, 1996). É uma atividade a qual pode ser desenvolvida como secundária dentro da propriedade visto que o manejo não precisa ser diariamente e assim ocupar todo o tempo do produtor. Geralmente as visitas ao meliponário ocorrem a cada quinze dias. Também é pertinente citar o quanto pode ser rentável trabalhar com a meliponicultura já que os produtos oriundos dela possuem um elevado valor comercial, e sua produção não requer grandes investimentos, ou seja, qualquer agricultor tendo aptidão poderá tornar-se meliponicultor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dijací Nogueira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL

Estudante de Sociologia

Referências

CAMARÁ, Júnior Queiroz. Estudos de meliponíneos, com ênfase a Melípona subnitida D. no município de Jandaíra, RN, 2004

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 2004.

JAFFÉ, Rodolfo. Diagnóstico da Meliponicultura no Brasil. 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Agropecuário 2006. Disponível:em:<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoa gro/default.shtm>. Acesso em: 20/09/13.

MAGALHÃES, Ediney de Oliveira. Apicultura Básica. 2009.

NASCIMENTO, e Carvalho, Vania A.; Warwick E.Kerr, Gislene A. Abelha Uruçu: Biologia, Manejo e Conservação. Belo Horizonte, MG: Acangaú, 1996; patrocínio Fundação Banco do Brasil.

PINTO, Marcelo Bosco et al. Formação de grupos de meliponicultura: estratégia de conservação e desenvolvimento para unidades de conservação de uso sustentável .

SILVA SOUZA, Larissa. Preservação e Manejo Sustentável de Abelhas Sem Ferrão no Estado da Bahia: Capacitação Para a Sustentabilidade. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

XAVIER, Tetty Cavalcanti et al. Apicultura Como Alternativa Social, Ambiental e Econômica Para o Município de Afogados da Ingazeira, 2009.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Nogueira, D., & Silva, J. C. de S. (2016). Meliponicultura como alternativa de preservação das matas nativas de Santana do Ipanema - AL. Diversitas Journal, 1(3), 253–258. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.315

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>