Sítios arqueológicos de Alagoas: desafios na preservação e pesquisas

Autores

  • Jeesiel de Souza Temóteo Discente do Curso de Licenciatura em História e bolsista do PIBID/CAPES na Universidade Estadual de Alagoas, Arapiraca, AL.
  • José Helenildo da Silva Discente do Curso de Licenciatura em História e bolsista do PIBID/CAPES na Universidade Estadual de Alagoas
  • Adailton Soares da Silva Professor Substituto na Universidade Estadual de Alagoas da Disciplina de Didática, MSc. Em Educação, Esp. Em Pedagogia Social, Pedagogo e Assistente Social.

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.288

Resumo

RESUMO: Este artigo exibe algumas pesquisas realizadas em sítios arqueológicos fixados no Estado de Alagoas. Procuramos mostrar a importância dessas pesquisas para se conhecer a história das localidades onde são encontrados os achados, também é feito uma análise e reflexão sobre os contratempos detectados para serem praticadas essas pesquisas, na qual a natureza pode causar contratempos, porém, o homem geralmente é o principal obstáculo, além disso, foi efetuada uma apreciação sobre a preservação desses sítios arqueológicos que muitas vezes sofrem com o abandono ou com a ação de indivíduos mal intencionados ou com falta de informações sobre o tema, conjuntamente foi mostrado que as pesquisas realizadas em Alagoas todas elas conquistaram resultados positivos com vários achados e vestígios catalogados, todos eles com grau de importância muito grande para o estado e sua população, contudo, buscamos fazer uma abordagem geral de Alagoas explicitando exemplos dos obstáculos enfrentados em cada mesorregião do estado, com isso, esperamos ter auxiliado na resolução desses desafios e estimulado o estudo nesse campo de conhecimento.


Palavras-chave: Arqueologia, Dificuldades, Resultância.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

Temóteo, J. de S., Silva, J. H. da, & Silva, A. S. da. (2016). Sítios arqueológicos de Alagoas: desafios na preservação e pesquisas. Diversitas Journal, 1(1), 26–32. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.288

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)