Expectativas do Jovem do Campo do Município de Palmeira dos Índios ao Ingresso no Ensino Superior

Autores

  • Marcôni Limeira de França Uneal

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.189

Resumo

RESUMO: Este artigo discorre a respeito da expectativa do jovem do campo ao ingresso no Ensino Superior, pois, é uma trajetória que significa muito para cada estudante, especialmente devido ser um período ligado às transformações e adequações peculiares da adolescência. Este estudo tem o objetivo de expor a expectativa do jovem do município de Palmeira dos Índios, a entrada ao ensino superior. Para esta produção optou-se pela pesquisa de campo no município de Palmeira dos Índios no Distrito Canafístula de Frei Damião, com entrevistas dos docentes, discentes da Escola Estadual José Victorino da Rocha e alunos universitários advindos da zona rural e uma análise de referências em livros e artigos. Desta forma, o processo de mudança e adequação à universidade apresenta-se difícil e multidimensional, condicionado a fatores de caráter pessoal e contextual. Portanto, para o aluno que mora no campo fazer parte de um Ensino Superior deve estudar bastante e aprender todos os ensinamentos que o ensino básico proporciona, pois neste local o acesso a cursinho é mais
difícil, morar na zona rural surge dificuldades com transportes, assim, temos como resultado desta pesquisa que o jovem do campo busca aperfeiçoamento profissional e entrar no mercado de trabalho.

 

Palavras-chave: Jovem do Campo, Ingresso ao Ensino Superior, Município de Palmeira dos Índios.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos – Educação do Campo: Direito de Todos e Dever do Estado. Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas: Caderno Pedagógico Educandas e Educandos Projovem Campo – Saberes da Terra. In: Ministério da Educação. Brasília: SECAD/MEC, 2010.

ARROYO, Miguel – Pedagogias em Movimento: O que temos a aprender dos movimentos sociais? Cidadania, Organização Social e Politicas Publicas: Cadernos Pedagógicos Educandas e Educandos Projovem Campo – Saberes da Terra. In: Ministério da Educação. Brasília: SECAD/MEC, 2010.

FREIRE, Paulo – A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

_____, Paulo – Ensinar exige liberdade e autoridade. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. O analfabetismo da alfabetização nos Estados Unidos. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

HOFFMANN, Rodolfo. Distribuição da renda agrícola e sua contribuição para a desigualdade da renda no Brasil. Revista de Política Agrícola. Vol. 27, nº 02, Abril, Maio, Junho, 2011, p. 5-22.

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

França, M. L. de. (2016). Expectativas do Jovem do Campo do Município de Palmeira dos Índios ao Ingresso no Ensino Superior. Diversitas Journal, 1(2), 228–239. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.189