Estudo metanalítico da qualidade de águas residuárias da suinocultura

Resumo

RESUMO: A Suinocultura é considerada uma das atividades de produção animal com grande potencial poluente ao meio ambiente. E possíveis impactos negativos diretamente relacionados ao solo e águas, quando o manejo dos resíduos ocorre de forma inadequada. As águas residuárias advindas da criação de animais podem ser utilizadas como incremento na produção de forragens, reduzindo o uso de água potável e custos de produção. A qualidade das águas residuárias da suinocultura é variável, contudo, ainda são poucos estudos no Brasil que retratam o potencial fertilizante destas águas. É imprescindível conhecer os fatores positivos e negativos do uso de águas advindas de atividades suinícolas e, sobretudo, a composição físico-química dessas águas. Com isso, objetivou-se caracterizar a qualidade de águas residuárias provenientes da suinocultura através de estudo metanalítico.

PALAVRAS-CHAVE: produção animal, meio ambiente, metanalítico.

Biografia do Autor

Maria das Graças Abreu dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Especialista em Produção Animal e Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Zootecnista pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Ana Paula Maia Santos, Universidade Estadual de Alagoas
Departamento de Zootecnia
Publicado
2021-02-02
Como Citar
Santos, M. das G. A. dos, & Santos, A. P. M. (2021). Estudo metanalítico da qualidade de águas residuárias da suinocultura. Diversitas Journal, 6(1), 1794-1806. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1705
Seção
Dossiê Temático - Produção Animal e Desenvolvimento Rural: diversas abordagens