Diagnóstico Produtivo do Perímetro Irrigado no Município de Senador Rui Palmeira, Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1703

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o comportamento produtivo do perímetro irrigado no município de Senador Rui Palmeira- AL. É uma pesquisa de campo de caráter exploratório com tratamento quantitativo. Foi aplicado um questionário a 20 produtores das comunidades de Quiribas, Bonito, Lage Grande e Branquinha. Todas essas comunidades são abastecidas pela água do canal do sertão. Tal questionário foi aplicado em três momentos de pesquisa. O primeiro momento foi no mês de janeiro de 2017, o segundo momento foi no mês de agosto de 2018 e o terceiro e último momento foi no mês de março de 2019. Os resultados revelaram que 65% dos entrevistados são de baixa renda e tem na agricultura sua principal fonte de renda, alcançando 75% do total. Entretanto, com a disponibilidade de água nessas regiões as culturas existentes deixaram de ser apenas o feijão e milho e passaram a compor o grupo das hortaliças, frutas e legumes, além de outras variedades.

PALAVRAS-CHAVE: Agricultura. Produção. Irrigação. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Márcio Tavares da Silva, Prefeitura Municipal de Senador Rui Palmeira - AL; Universidade Estadual de Alagoas

Zootecnista da Prefeitura Municipal de Senador Rui Palmeira - AL; Especialista em Produção Animal e Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Lenivaldo Manoel de Melo, Universidade Estadual de Alagoas

Professor Assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Mestre em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Magna Palmeira do Nascimento Tavares

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2021-02-02

Como Citar

Silva, L. M. T. da, Melo, L. M. de, & Tavares, M. P. do N. (2021). Diagnóstico Produtivo do Perímetro Irrigado no Município de Senador Rui Palmeira, Alagoas. Diversitas Journal, 6(1), 1786–1793. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1703

Edição

Seção

Dossiê Temático - Produção Animal e Desenvolvimento Rural: diversas abordagens