Necessidades nutricionais de vacas leiteiras: criação de aplicativo para cálculos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1693

Resumo

RESUMO: O sistema NRC determina as necessidades nutricionais dos animais a partir de cálculos padronizados de acordo com a finalidade da criação e outros dados dos animais. No entanto, nem todos os criadores e muitos técnicos têm dificuldade em utilizar corretamente tal padrão. Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com o objetivo de fundamentar e executar a elaboração de um aplicativo para android que tenha como principal funcionalidade o cálculo das necessidades nutricionais para vacas leiteiras. Metodologicamente o trabalho se desenvolveu por meio de pesquisas bibliográficas para determinar os critérios a serem utilizados nos cálculos das necessidades alimentares dos animais escolhidos para o estudo. Em seguida, fundamentada a escolha do NRC como base para tais cálculos, desenvolveu-se o aplicativo que pode ser instalado e executado em aparelhos que possuam sistema android e a partir do fornecimento dos dados dos animais a serem alimentados, o aplicativo apresenta como resultado as necessidades nutricionais. A possibilidade de o criador ter à mão um sistema que facilita a alimentação de seu rebanho contribui para uma maior lucratividade e qualidade da criação.

PALAVRAS-CHAVE: Nutrição; Cálculo de Ração; Produção.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriano Medeiros Alves da Silva, Banco do Nordeste do Brasil; Universidade Estadual de Alagoas

Técnico em Agropecuária do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Especialista em Produção Animal e Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

José Crisólogo de Sales Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Professor Titular da Universidade Estadual de Alagoas, Grupo Caatinga de Pesquisa.

Downloads

Publicado

2021-02-02

Como Citar

Silva, A. M. A. da, & Silva, J. C. de S. (2021). Necessidades nutricionais de vacas leiteiras: criação de aplicativo para cálculos . Diversitas Journal, 6(1), 1702–1710. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1693

Edição

Seção

Dossiê Temático - Produção Animal e Desenvolvimento Rural: diversas abordagens

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>